Coronavírus

Governo do Distrito Federal mantém contrato com empresa irregular mesmo após alerta

Renato Alves/Agência Brasil
Bnews - Divulgação Renato Alves/Agência Brasil

Publicado em 21/10/2021, às 07h28   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal prorrogou o contrato com uma empresa responsável por administrar hospitais de campanha, mesmo com um parecer técnico da própria pasta que alertava e contraindicava a renovação do vínculo.

O relatório apontava diversas irregularidades cometidas pela Mediall Saúde, mas na última segunda-feira (18) a pasta assinou o documento que mantém a relação com a empresa suspeita.

Durante quatro meses de operação, a Mediall deixou de prestar contas e apresentar documentações. Outro fato que chama atenção é o alto número de mortes nas unidades sob gestão da empresa, em comparação com outros hospitais no Distrito Federal.

A prorrogação do contrato também é irregular do ponto de vista jurídico, pois foi feita quando já não estavam em vigência os dispositivos legais de dispensa de licitação criados durante a pandemia.

Leia também

-DF recebe 100 respiradores doados por empresas chinesas

-DF suspende uso de 40 mil doses da Janssen após vacinas chegarem congeladas

Em sua defesa, a Secretaria de Saúde afirmou que a renovação do contrato aconteceu para não deixar pacientes hospitalizados sem assistência, tendo em vista que não houve tempo hábil para mudanças em razão da data da publicação do relatório técnico.

Em agosto de 2020, a pasta esteve envolvida em um escândalo na compra de testes de Covid-19 e o então titular, Francisco Araújo, foi preso na segunda fase da operação Falso Negativo.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp