Coronavírus

Anvisa aprova registro de insumo, e Fiocruz terá vacina de fabricação 100% nacional

Vagner Souza/BNews
Na prática, a decisão faz com que o Brasil tenha a primeira vacina contra Covid de produção 100% nacional  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 07/01/2022, às 13h46   Fohapress


FacebookTwitterWhatsApp

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou, nesta sexta-feira (7), o registro de um insumo para a fabricação da AstraZeneca, vacina contra Covid-19 produzida pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) no Brasil. Antes do aval, o IFA (Insumo Farmacêutico Ativo) usado para a fabricação da vacina era importado.

Na prática, a decisão faz com que o Brasil tenha a primeira vacina contra Covid de produção 100% nacional. Segundo comunicado divulgado pela Anvisa, estudos de comparabilidade demonstraram que, ao ser fabricado no país, "o insumo mantém o mesmo desempenho que a vacina importada".

A Fiocruz assinou contrato para produzir a vacina AstraZeneca no Brasil, com direito à transferência de tecnologia. O processo para conseguir autorização da Anvisa para produzir o IFA nacional teve início ainda no ano passado.

Em maio de 2021, a Anvisa concedeu à Fiocruz um certificado de Boas Práticas de Fabricação do novo insumo, o que garante que a linha de produção cumpre com todos os requisitos necessários para a garantia da qualidade do IFA. Desde então, a Fiocruz produz lotes testes para submeter à Anvisa.

A vacina produzida pela Fiocruz foi desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca e pela Universidade de Oxford. O imunizante recebeu registro definitivo para uso no Brasil em 12 de março de 2021.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp