Coronavírus

Bahia não atualizará dados da Covid-19 nesta sexta-feira; saiba o motivo

Vagner Souza/BNews
Não divulgação de boletim epidemiológico ocorre em meio a um cenário de aumento de casos da doença no estado  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 03/06/2022, às 18h10   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

A Bahia não deverá divulgar nesta sexta-feira (3) dados atualizados sobre a situação da Covid-19. Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) disse que uma instabilidade nas plataformas e-SUS Notifica e SivepGripe, do Ministério da Saúde, que realiza o registro dos casos ambulatoriais e internações da Covid-19 no Brasil, tem impossibilitado que o estado tenha acesso aos dados das últimas 24 horas.

Segundo a pasta, diversas tentativas para a extração de dados foram realizadas sem que houvesse sucesso na operação. As equipes de tecnologia da Sesab e da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), assim como da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (Divep) contactaram o Ministério da Saúde, mas até o momento não houve reestabelecimento da conexão.

Leia também:

De acordo com o órgão estadual, os dados dos sistemas e-SUS Notifica, SivepGripe e o GAL/Lacen são extraídos de modo automatizado e uma série de algoritmos desenvolvidos pela equipe de tecnologia retiram duplicidades a fim de ter uma base íntegra e fidedigna ao cenário epidemiológico. Após o lançamento da nova versão do e-SUS Notifica pelo Ministério da Saúde, erros e instabilidades tornaram-se recorrentes.

A Secretaria disse ainda que, ssim que ocorrer o reestabelecimento da conexão com o sistema ministerial, disponibilizará  base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus.

A não divulgação dos dados ocorre em meio a um cenário de alta nos casos da doença na Bahia. Ontem, o estado contabilizou 401 novos registros da Covid-19 e três mortes.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags