Coronavírus

Bolsonaro desobriga uso de máscaras no trabalho em locais com poucos casos da Covid

Agência Brasil
A decisão foi publicada nesta sexta-feira (1º) no Diário Oficial da União  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil

Publicado em 01/04/2022, às 13h32 - Atualizado às 13h52   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O governo federal retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes de trabalho de estados e municípios com número de casos da Covid considerado "baixo" ou "moderado".  A decisão foi publicada nesta sexta-feira (1º) no Diário Oficial da União.


Na quarta, o Ministério da Saúde confirmou que iria entregar flexibilizações mais brandas da crise sanitária. O presidente Jair Bolsonaro vinha pressionado o ministro Marcelo Queiroga para mudar o status da Covid-19 de pandemia para endemia.


As mudanças foram feitas em portaria conjunta do Ministério do Trabalho e do Ministério da Saúde. Porém, o texto ainda recomenda a proteção para trabalhadores com 60 anos ou mais que "apresentem condições clínicas de risco" para a Covid.


Em locais onde o distanciamento físico for menor que um metro a recomendação é que ainda continue a cobrar o uso da máscara, exceto em estados e municípios que já desobrigaram a proteção.


Leia mais:

Bruno Reis promete tomar decisão sobre obrigatoriedade de uso das máscaras em Salvador; saiba quando
Aprovado o primeiro medicamento para tratamento da covid-19 no SUS

Pela nova regra, os trabalhadores com diagnóstico da Covid devem ser afastados do trabalho por dez dias, pondendo ser encurtado para sete para quem não apresentar mais sintomas. O isolamento pode cair a cinco dias caso a infecção seja descartada por exame do tipo RT-PCR, RT-Lamp ou de antígeno.

Os trabalhadores vacinados não precisam ser afastados quando tiverem contato com casos confirmados da Covid. Já quem não foi imunizado, a orientação é afastar por até dez dias, podendo o período ser encurtado aplicadando a mesma regra ds casos confirmados.
Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp