Coronavírus

Covid: Barroso obriga Bolsonaro a se pronunciar sobre desembarque no país

Marcos Corrêa/PR
Portaria em vigor exige apenas teste negativo contra covid-19  |   Bnews - Divulgação Marcos Corrêa/PR

Publicado em 06/12/2021, às 16h54   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro Luís Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal Federal), deu 48h para o governo Bolsonaro se manifestar sobre as medidas restritivas para desembarque no Brasil em meio à pandemia da covid-19. As informações são do site O Antagonista.

Portaria 658, em vigor desde de outubro, exige, como requisitos para entrada no país por via aérea, somente a apresentação de teste para rastreio da infecção com resultado negativo ou não detectável e a Declaração de Saúde do Viajante, por meio da qual ele manifesta concordância com as medidas sanitárias que deverão ser cumpridas durante o período em que estiver no Brasil.

O ministro se manifestou em ação apresentada pelo partido Rede Sustentabilidade. No pedido, a legenda pede que o governo federal adote as medidas recomendadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ingresso no país, com a exigência de apresentação de comprovante de vacinação ou de quarentena obrigatória para viajantes.

A Anvisa enviou nota técnica, no último dia 12 de novembro, contendo recomendações técnicas e alertas sobre o cenário epidemiológico da Covid-19 para análise dos ministros da Casa Civil, da Saúde, da Justiça e Segurança Pública e da Infraestrutura.

Leia mais: Pessoas alérgicas têm risco 38% menor de desenvolver Covid-19, diz estudo

Bruno Reis dá esperança sobre realização do Carnaval: 'se vacinem'

Conselheiro dos EUA afirma que ômicron parece não ter alta gravidade

Variante ômicron

A determinação de Barroso acontece em meio ao surgimento de uma nova variante do coronavírus, a ômicron, que teve o primeiro registro feito na África do Sul.

O Ministério da Saúde já confirmou seis casos de infecção pela nova cepa no Brasil. A pasta ainda investiga outros nove casos suspeitos. Segundo o balanço do ministério, dos casos confirmados de ômicron, três foram em São Paulo, dois no Distrito Federal e um no Rio Grande do Sul. “Dos casos confirmados, quatro são do sexo masculino e dois do sexo feminino. Todos os casos têm histórico de vacina, apresentaram quadro leve da doença e estão em monitoramento, assim como todos os seus contactantes”, informou.

 Acompanhe o BNews também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook e do Twitter

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp