Coronavírus

Diretora da Vigilância Epidemiológica diz que índice de vacinação em crianças é baixo: “28,8% em todo o estado”

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Márcia São Pedro participou do BNews Agora  |   Bnews - Divulgação Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Publicado em 17/02/2022, às 21h10   Redação BNews



A diretora da Vigilância Epidemiológica da Bahia, Márcia São Pedro, participou do BNews Agora, da Piatã FM (94.3), na noite desta quinta-feira (17). Durante sua participação, a especialista destacou a importância das ações de combate ao coronavírus, e respondeu dúvidas de ouvintes.

Sobre o índice de vacinação em crianças de 5 a 11 anos, Márcia disse a porcentagem em toda a Bahia ainda é baixa. “Nossa vacinação, ela tem avançado, mas a gente tem visto que está um pouco lenta, então precisamos cada vez mais que os pais levem seus filhos para vacinar, então quando a gente olha dentro do cenário da pandemia para aplicação da primeira dose em criança de 5 a 11 anos nós só estamos com 28,8% em todo o estado, é muito pouco, é muito baixo, nós estamos com volta às aulas, aulas presenciais, então as crianças precisam sim ser vacinadas porque hoje a única forma que nós temos de conter a transmissão desse vírus”.

Leia também:Salvador continua com 90% de ocupação nos leitos de UTI pediátrica

Questionada sobre qual seria o cenário ideal, a diretora da Vigilância Epidemiológica ressaltou que o percentual deveria ser de 90%. “Hoje nós temos vacina, diferente de quando começou que as doses eram poucas, elas vinham numa quantidade muito pequena e isso impedia a gente de acelerar na vacinação, hoje nós temos um movimento contrário, temos vacina e precisamos que a população venha aderir a esse processo de vacinação. Pra que a gente consiga bloquear a transmissão de qualquer vírus a gente precisa de um percentual em torno de 90%, há estudos que mostravam antes 75%, mas hoje estamos numa situação com a pandemia, com a capacidade de transmissão desse vírus tem a gente precisa ampliar muito mais, precisamos chegar em 90% da nossa população vacinada”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp