Coronavírus

Ex-mulher de Bruno Reis é afastada de hospital por 90 dias após não se vacinar contra a Covid

Reprodução/Instagram
Soraya foi suspensa por 90 dias  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram

Publicado em 15/02/2022, às 18h11 - Atualizado às 18h53   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A oftalmologista Soraya Santos, ex-mulher do prefeito de Salvador Bruno Reis (União Brasil), foi afastada de suas funções no Hospital Geral Roberto Santos, na capital baiana, por não aceitar se imunizar contra a Covid-19. Trabalhando no local desde 2011, Soraya foi suspensa por 90 dias, podendo ser prorrogável pelo mesmo período caso ela não aceite se vacinar. As informações são da coluna Painel da Folha de S.Paulo.

Bruno Reis tem sido alvo de pressão desde o dia 4 de fevereiro, quando explicou a razão de não ter vacinado dois dos seus filhos contra a Covid. Segundo o gestor, a mãe das crianças que estão na faixa etária de imunização é contrária à vacina.

Acostumado a pedir à população que cumpra o cronograma vacinal, cobrando os que estão atrasados com as segundas doses e as de reforço, Bruno Reis garante que tem trabalhado para fazer a ex-mulher, que é médica, mudar de opinião.

"Tenho outra filha vacinada, mas tenho outros dois filhos em idade de vacinação que moram com a mãe, e ela é medica e contra a vacina. Eu venho manifestando minha opinião favorável que é o que me cabe fazer nesse momento", disse o prefeito na época.

Leia também:Brasil passa a exigir certificado de vacinação para entrada de crianças com cinco anos ou mais no país

Dias depois, questionado pela imprensa, o prefeito da capital disse que a ex-mulher não tinha mudado de ideia em relação a vacinação dos dois filhos. “Ela continua com a mesma posição. Ela tem os argumentos dela e eu discordo [...] eu acho que a imunização iria fortalecer eles ainda mais, mas é uma decisão dela. Mesmo depois de toda essa polêmica, ela não se sensibilizou”, declarou.

O presidente do Conselho Estadual de Saúde da Bahia (CES-BA), Marcos Sampaio, chegou a alfinetar o gestor pelos filhos não terem sido imunizados contra a Covid-19.

“Minha filha já está vacinada. Não tive nenhum problema em convencer a mãe da minha filha a vacinar ela. E pela experiência do convencimento me coloco à disposição inclusive, como Conselho de Saúde, de tentar explicar para a ex-mulher do prefeito como é importante a vacinação das crianças e que o ciclo vacinal esteja completo”, ironizou.

Defensora da hidroxicloroquina

Soraya é crítica das vacinas e já usou suas redes sociais para defender medicamentos sem eficácia no tratamento da Covid-19, como a hidroxicloroquina. "Essas injeções, queiram ou não, são um experimento. Estamos sendo experimentados, todos nós", disse, em vídeo.

Por meio de nota, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) disse que todos os servidores públicos estaduais devem apresentar, por meio do sistema RH Bahia, o comprovante de vacinação contra a Covid-19, sob pena de instauração de processo administrativo disciplinar.

Confira na íntegra:

De acordo com instrução normativa da Secretaria da Administração do Estado, todos os servidores públicos estaduais devem apresentar, por meio do sistema RH Bahia, o comprovante de vacinação contra a Covid-19, sob pena de instauração de processo administrativo disciplinar.
Até o momento, 20 servidores da Secretaria da Saúde do Estado foram afastados por não cumprirem a determinação contida na normativa. A Sesab não comenta casos específicos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp