Coronavírus

Ministério da Saúde confirma que criança de Lençóis Paulista não teve reação à vacina

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Mais de dez especialistas participaram da investigação que apontou que a criança possuía uma doença congênita rara  |   Bnews - Divulgação Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Publicado em 21/01/2022, às 21h28   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira (21), que acompanhou a investigação feita pelo Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo na última quinta-feira (20), que concluiu que vacina contra Covid-19 não causou parada cardíaca em uma criança de dez anos, em Lençóis Paulista.

Segundo a pasta, mais de dez especialistas participaram da investigação que apontou que a criança possuía uma doença congênita rara. A garota tem uma alteração no eletrocardiograma, característica da síndrome de Wolff-Parkinson-White (WPW).

A doença é uma condição congênita que leva o coração a ter crises de taquicardia e é a mais comum causa de morte súbita por arritmia ventricular.

Leia também: Salvador realiza neste sábado (22) a 2ª edição do ‘Dia da Criança é Dia da Vacina’

Por meio de nota, o Ministério da Saúde explicou que a síndrome de Wolff-Parkinson-White, até então não diagnosticada e desconhecida pela família, levou a criança a ter uma crise de taquicardia, que resultou em instabilidade na circulação sanguínea. Ainda de acordo com a pasta, o caso segue sendo monitorado.

Os registros de eventos adversos são notificados no Sistema e-SUS pelos profissionais de saúde da rede pública, incluindo erros de imunização, seguindo o padrão estabelecido.

Relembre o caso

A criança apresentou alterações em batimentos cardíacos, e segundo relatos dos pais, chegou a desmaiar 12 horas após a aplicação da vacina. Ela foi levada à rede de saúde particular para atendimento, em Botucatu, onde permanece estável e sob observação, de acordo com a família.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp