Coronavírus

"Não dá para declarar Covid a um vírus comum com número baixo de vacinados no Brasil", diz infectologista

Reprodução/YouTube
O número baixo de vacinados é um ponto importante para a população ainda está com restrições no Brasil  |   Bnews - Divulgação Reprodução/YouTube

Publicado em 17/01/2022, às 09h25   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Durante a entrevista do Jornal da Bahia no Ar, com o apresentador José Eduardo, o infectologista Tiago Lobo explicou que ainda não podemos declarar a Covid a um vírus comum, assim como ocorre na Espanha, em razão do número baixo de pessoas vacinadas contra a doença no Brasil.

“A Espanha declarou a Covid como um vírus comum e derrubou as restrições, mas aqui para nós com um número ainda baixo de vacinados, não dá para ser assim”, disse Lobo.

Ainda durante a entrevista, o infectologista a principal ferramenta de enfrentamento ao coronavírus é a vacina. Além disso, o especialista também não descarta a importância de manter uma boa alimentação e práticas saudáveis para a saúde.

“A vacina, comer frutas, verduras, também usar máscara, álcool gel, evitar aglomerações, agora até que ponto a gente vai precisar fazer isso, ainda não sabemos”, ponderou.

Leia mais: 

Vacinação contra Covid-19 é retomada nesta segunda com aplicação da 1ª, 2ª e 3ª doses da Pfizer

Com a alta nos casos de Covid no país, Tiago Lobo também foi questionado sobre o fechamento do comércio e das outras atividades que impulsionam a economia. Para o infectologista, não é o momento de suspender eventos e comércio, porque ‘’a conta não fecha’’. Contudo, reiterou a importância de controlar a entrada de pessoas nas festas através do passaporte vacinal.

“É preciso ter responsabilidade nesse momento, é preciso pedir que as pessoas sejam vacinadas. A vacina é segura, não há efeito adverso grave, a quantidade de pessoas que tiveram esses efeitos é mínima e não justifica não vacinar”, completou.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp