Coronavírus

Ômicron: casos confirmados da Covid-19 são em 71% provenientes da variante

Reprodução LACEN/Ba
Bnews - Divulgação Reprodução LACEN/Ba

Publicado em 28/01/2022, às 17h44   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) detectou a variante Ômicron em 71% das amostras coletadas em janeiro deste ano, após uma nova rodada de estudos genéticos realizados nesta sexta-feira (28). Em  64 sequenciamentos concluidos, a Ômicron foi identificada em 46, confirmando assim que a variante tomou uma proporção muito maior do que a que os cientistas e médicos esperavam. 

Leia mais;

Outro detalhe importante na pesquisa é que a variante Delta foi detectada em 16 amostras e apenas um foi dado como inconclusivo.

Dentre os municípios estudados e analisados estão: 

Alcobaça, Camacan, Candeias, Candido Sales, Castro Alves, Conceição do Coité, Conceição do Jacuipe, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Itabela, Itabuna, Itamaraju, Itambé, Itaparica, Itapetinga, Jacobina, Jequié, Lauro de Freitas, Lençóis, Monte Santo, Mucugê, Mucuri, Pintadas, Poções, Pojuca, Prado, Remanso, Riacho de Santana, Ribeira do Pombal, Salvador, Santa Cruz Cabrália, Santo Estevão, Serrinha e Ubaitaba.

Turistas de Belo Horizonte (MG), Franca (SP), Hortolândia (SP) e Natal (RN) também tiveram amostras detectadas para Ômicron enquanto visitavam as cidades baianas de Nova Viçosa, Nova Itarana, Serrolândia e Ilhéus, respectivamente. São 27 mulheres e 19 homens, com a faixa etária variando entre 3 e 86 anos.

A escolha das amostras para o sequenciamento é baseada na representatividade de todas as regiões geográficas do estado da Bahia, casos suspeitos de reinfecção, amostras de indivíduos que evoluíram para óbito, contatos de indivíduos portadores de variantes de atenção (VOC) e indivíduos que viajaram para área de circulação da novas variantes com sintomas clínicos característicos.

Leia também: 

Vídeo: Cadela reage com jeito inusitado quando tutor não dá atenção

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp