Coronavírus

Ômicron corresponde a 21% dos novos casos de Covid na Itália, aponta estudo

Gustavo Mansur/ Palácio Piratini
Instituto Superior da Saúde, responsável pelo levantamento, avalia que trabalho divulgado nesta sexta (31) já deve está defasado  |   Bnews - Divulgação Gustavo Mansur/ Palácio Piratini

Publicado em 31/12/2021, às 15h42   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Embora a variante Delta do novo coronavírus ainda seja predominante na Itália, a Ômicron, cepa mais recente do Sars-Cov-2, vem se expandindo rapidamente no país e já representa 21% dos novos casos na península.

Segundo a agência de notícias Ansa, a conclusão é de um estudo do Instituto Superior da Saúde (ISS) com base no sequenciamento genético de 1.713 amostras coletadas em pessoas que testaram positivo no último dia 20, divulgado nesta sexta-feira (31).

O levantamento descreve que a prevalência da Ômicron em cada região varia de 2,8% (Calábria) a 64,7% (Úmbria). A variante Delta, por sua vez, também de acordo com a pesquisa do ISS, responde por 79% dos novos casos italianos.

Contudo, existe uma grande chance dos números divulgados nesta sexta já estarem defasados, uma vez que a Itália registrou cerca de 576 mil casos de Covid somente entre 21 e 30 de dezembro - com seis recordes diários nesse período.

"A variante Delta ainda era prevalente em 20 de dezembro, mas a Ômicron estava em franca ascensão", pondera o presidente do ISS, Silvio Brusaferro. Ele anunciou um novo estudo para 3 de janeiro.

O avanço dos casos já fez o governo italiano estender o chamado "passe verde reforçado", certificado sanitário concedido apenas a vacinados ou recém-curados da Covid-19.

Esse documento já era exigido em eventos esportivos, shows, casas noturnas e áreas cobertas de bares e restaurantes, mas, a partir de 10 de janeiro, também será cobrado em hotéis e estruturas receptivas, mesas de restaurantes ao ar livre, congressos, feiras, teleféricos, piscinas, museus e até transportes públicos.

Assim, quem não tiver se vacinado contra a Covid ou não tiver se curado da doença há menos de seis meses ficará excluído da maior parte da vida social.

A Ômicron tem provocado elevação na quantidade casos de covid-19 em todo mundo, bem como de internações Um exemplo disso são os EUA, que, pela primeira vez desde o início da pandemia, ultrapassaram a média de 300 mil casos diários de Covid-19

A cepa também tem elevado as taxas de hospitalização infantil no país.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp