Coronavírus

Ômicron: Variante é identificada em 23 países

Christopher Black/OMS
Bnews - Divulgação Christopher Black/OMS

Publicado em 01/12/2021, às 15h33   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou hoje (1) que ao menos 23 países já identificaram a presença da variante do coronavírus Ômicron.

Maria Van Kerkhove, epidemiologista que coordena o Programa de Emergências de Saúde, disse, em coletiva de imprensa, que ainda não é possível afirmar que a cepa é realmente mais transmissível. “Há alguns indícios disso, mas ainda estamos nos primeiros dias.”

A resposta, segundo ela, deve ser obtida em alguns dias. “Há relatos de casos da Ômicron que vão de sintomas leves a graves. Há indicação de que alguns pacientes estão desenvolvendo uma doença leve, mas estamos nos primeiros dias e temos um viés no monitoramento em relação aos casos que estão sendo detectados.”

Leia também: Doria pede novo estudo sobre liberação de máscaras depois de chegada da ômicron a São Paulo

Governo do Estado aumenta para cinco mil o limite de pessoas em eventos na Bahia

Ômicron no Brasil

A Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo confirmou hoje o terceiro caso da variante Ômicron no Brasil. Trata-se de um passageiro de 29 anos vindo da Etiópia e que desembarcou no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na Grande SP, no sábado (27). Na ocasião, ele testou positivo para Covid-19.

O teste foi sequenciado geneticamente pelo Instituto Adolfo Lutz, que nesta terça-feira (30), já havia confirmado os dois primeiros resultados positivos para a variante ômicron no Brasil.

Acompanhe o BNews também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook e do Twitter

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp