Coronavírus

Prefeitura desmobiliza leitos da Covid-19 a partir da próxima semana

Paulo Azevedo /Bnews
“Não justifica mantermos leitos abertos sem pacientes", justifica o prefeito  |   Bnews - Divulgação Paulo Azevedo /Bnews

Publicado em 24/02/2022, às 11h31   ViniciusDias/ Karine Pamponet


FacebookTwitterWhatsApp

A prefeitura de Salvador vai iniciar a desmobilização dos leitos contra covid-19 a partir da próxima segunda-feira (28), mesmo período em que o governo federal suspende o repasse de recursos para manutenção da saúde durante a pandemia. “Eu acho uma medida precipitada do ministério da saúde. A partir do dia primeiro de março é a prefeitura sozinha que vai pagar essa conta?”, questiona o chefe do executivo municipal, Bruno Reis (UB), durante a entrega da nova unidade de saúde na Federação.

Ainda segundo o prefeito, Salvador está hoje com 46% dos leitos de UTI ocupados o que já representa uma diminuição da necessidade dos leitos pela população. “Não vamos deixar leitos abertos para atender uma demanda que não existe”, pontua e complementa exemplificando que “no Hospital Sagrada Família nós temos 40 leitos de UTI e apenas 27 paciente internados”.

Leia mais:

797 novos casos de Covid-19 são registrados em Salvador nas últimas 24 horas

Profissionais da área de eventos realizam protesto em frente a governadoria de Salvador; assista

As unidades a serem desativas ainda serão decididas pela equipe de saúde da prefeitura que já estão se reunindo sobre o assunto. A ideia inicial é fechar gripários e as unidades que funcionam dentro das UPAs  e que estão sem demanda. “Não justifica mantermos leitos abertos sem pacientes. Vamos continuar prestando serviço à população, mas, temos que ter responsabilidade com o dinheiro público”, enfatiza Bruno.

A partir de agora o prefeito esperar relocar recursos municipais da saúde para outras necessidades como a retomada das cirurgias eletivas e o tratamento para portadores de HIV. Mas, diz estar atento aos números e havendo nova necessidade com aumento do número de casos de COvid-19 não medirá esforços para reabrir os leitos. “ Em 50 dias nós abrimos 229 leitos na pandemia e faremos novamente se daqui Há 15 dias ou um mês houver necessidade. Espero que não precise reabrir nunca mais”, conclui.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp