Coronavírus

Queiroga acusa Doria de 'fazer palanque' com início da vacinação infantil

Walterson Rosa/MS
O ministro Marcelo Queiroga acusa Doria de palanque após vacinar indígena em São Paulo  |   Bnews - Divulgação Walterson Rosa/MS

Publicado em 14/01/2022, às 16h20   Folhapress


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro Marcelo Queiroga (Saúde) acusou o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), de "fazer palanque" com o início da vacinação infantil contra Covid-19 no país.

Doria participou nesta sexta-feira do início da campanha estadual de imunização contra a Covid-19 de crianças de 5 a 11 anos, no Hospital das Clínicas, na capital paulista.

O governador, que é pré-candidato ao Palácio do Planalto, esteve ao lado do menino indígena Davi Seremramiwe Xavante, de 8 anos, a primeira criança vacinada contra o coronavírus no Brasil.

"O político João Doria subestima a população. Está com as vacinas do governo do Brasil e do povo brasileiro em mãos fazendo palanque. Acha que isso vai tirá-lo dos 3% [de intenção de voto]. Desista! Seu marketing não vai mudar a face da sua gestão. Os paulistas merecem alguém melhor", escreveu Queiroga no Twitter.

"As vacinas pediátricas chegaram ao Brasil em tempo recorde! Logo após autorização da agência reguladora a farmacêutica começou a produzir as doses e garantiu que esse era o melhor cronograma possível. O Ministério da Saúde garante que todos os pais que quiserem vacinar terão vacinas!"

O presidente Jair Bolsonaro (PL) se opõe à vacinação de crianças. Além de questionar a eficácia de vacinas, ele garante que sua filha menor de idade não se imunizará.

Apesar da fala do ministro, ele foi acusado de adotar medidas para retardar o início da imunização infantil e de defender medidas que, na prática, desestimulam a vacinação.

Leia também: Pfizer antecipará para dia 16 entrega de mais 1,2 milhão de doses de vacinas para crianças

Queiroga sinaliza que não deve distribuir autoteste de Covid no SUS

Bruno Reis diz que 'pode abrir mão' de exigência para vacinação de crianças de 5 a 11 anos: "só traz mais dificuldades"

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou, em 16 de dezembro, o uso do imunizante da Pfizer no público infantil.

Dois dias depois, Queiroga afirmou que o começo da vacinação infantil no Brasil precisava de "uma análise mais aprofundada".

O ministério da Saúde abriu ainda uma consulta pública sobre o tema –medida classificada por especialistas em saúde pública como "idiotice", "procrastinação", "absurdo" e "coisa da idade da pedra".

A maioria dos que participaram da consulta foi contrária à prescrição médica para a vacinação de crianças.

Queiroga havia recomendado que a imunização do público infantil ocorresse mediante apresentação de prescrição médica.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp