Justiça

Proibir Alice de chamar Neto de golpista é erro grosseiro, diz procurador

Publicado em 14/09/2016, às 07h49   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

O procurador baiano Rômulo de Andrade Moreira disse que o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) cometeu um “erro grosseiro” ao proibir a candidata Alice Portugal (PCdoB) de chamar o candidato à reeleição e prefeito ACM Neto (DEM) de “golpista”.

No entendimento dele, não há ilegalidade no uso do significante “golpista” ou da palavra “golpe”, pelo contrário, “é de uma clareza solar! E, não as havendo, incabível seria dar razão a ACM Neto”. “Onde reside a dúvida em relação às afirmações da candidata de oposição? Alguém as tem?”, questionou.

“Ora, a utilização da expressão “golpe” ou “golpista” vem sendo utilizada reiteradamente por diversos juristas do Brasil e do mundo, inclusive chefes de Governo e de Estado de outros Países. Vários parlamentares brasileiros e estrangeiros também. Personalidades das mais diversas áreas das ciências. Eu próprio, membro do Ministério Público e professor de Direito Processual Penal, já afirmei em diversos eventos que tenho participado que está em curso um golpe civil no Brasil e assim continuarei afirmando”, afirmou, em artigo publicado no site Empório do Direito.

O procurador ainda aconselhou o TRE-BA ouvir o “ministro [Supremo Tribunal Federal] Marco Aurélio que, ao ser questionado se a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) tinha razão em chamar o processo de impeachment de 'golpe' respondeu: 'Acertada a premissa, ela tem toda razão. Se não houver fato jurídico que respalde o processo de impedimento, esse processo não se enquadra em figurino legal e transparece como golpe.'”

Na última segunda-feira (12), a Corte Eleitoral manteve a decisão da juíza Ana Claudia Mesquita, vedando o uso do termo “golpista” na campanha eleitoral.

Matérias relacionadas:

TRE-BA mantém decisão que proíbe Alice de chamar Neto de “golpista”
Acusada de favorecer Neto, juíza diz que não vê motivos para sua suspeição
Rui acusa juíza de ser parcial em liminares de Neto contra Alice
Neto derruba na Justiça postagem de Alice que o chama de golpista
Decisão polêmica sobre postagem de Alice divide especialistas

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp