Justiça

Loja Zara é acusada de trabalho semelhante ao escravo

Publicado em 18/08/2011, às 18h11   Redação Bocão News



Utilização de mão de obra em condições semelhantes à escravidão. A grave acusação da Superintendência Regional de Trabalho e Emprego(SRTE) rendeu 48 autos de infração trabalhistas à loja Zara que atua no ramo da moda. Somados, a multa pode atingir R$1 milhão.

De acordo com divulgação da Folha Online, nesta quinta-feira (18), a Zara se recusou a assinar a carteira de trabalho dos 16 trabalhadores encontrados em oficinas "quarteizaradas" da rede e de pagar diretamente a multa de R$ 140 mil referente à rescisão dos contratos.
A SRTE aceitou o pedido da Zara para que a AHA, que foi a terceirizada responsável pela contratação das oficinas clandestinas, fosse a responsável para pagar as multas. Segundo ainda a Folha, a Zara contratou o escritório Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados, um dos maiores do país, para defendê-la.

Depois que as 48 autuações forem julgadas, primeiro pela STRE e depois pelo Ministério de Trabalho, a Zara pode ser incluída na lista suja de trabalho escravo do governo. As empresas cadastradas não podem obter financiamentos públicos, além de serem excluídas de negócios com outras companhias que assinaram o Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo no Brasil.



Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)