Justiça

Justiça analisará caso de mulher suspeita do uso de criptomoedas para lavagem de dinheiro do PCC

Emerson Leal/STJ
De acordo com a investigação, investigada tem um irmão que integra quadrilha de traficantes ligada ao Primeiro Comando da Capital (PCC).  |   Bnews - Divulgação Emerson Leal/STJ

Publicado em 05/10/2020, às 08h17   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) deu o aval para que a 4ª Vara Criminal de Campinas (SP) possa analisar o inquérito policial contra uma mulher acusada do crime de lavagem de dinheiro por meio do mercado de criptomoedas, em operação com recursos oriundos do tráfico de drogas.

De acordo com a investigação, ela tem um irmão que integra quadrilha de traficantes ligada ao Primeiro Comando da Capital (PCC).

O conflito de competência envolvia a Justiça estadual e a Justiça Federal em São Paulo. Ao receber o inquérito, a vara criminal estadual entendeu que os fatos em apuração estariam relacionados à prática de crimes contra o Sistema Financeiro Nacional e a economia popular; por isso, caberia à Justiça Federal conduzir o processo.

Entretanto, a Justiça Federal devolveu o caso à vara estadual por considerar que não haveria, em tese, cometimento de nenhum delito contra o Sistema Financeiro Nacional ou contra o mercado de capitais.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp