Justiça

STJ reafirma que antigo dono que não comunicou venda de veículo responderá solidariamente por infrações

Reprodução/Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Em junho deste ano, a 1ª Turma da Corte deu provimento a um recurso do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS) para reconhecer a validade do procedimento administrativo aberto para apurar a responsabilidade da vendedora de um carro por infrações cometidas pelo novo proprietário  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Publicado em 23/08/2021, às 11h49   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Primeira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) reafirmou o entendimento de que, sem a comunicação de venda de um veículo ao órgão de trânsito, o antigo proprietário acaba sendo responsável solidário por eventuais infrações de trânsito cometidas posteriormente.

Em junho deste ano, o colegiado deu provimento a um recurso do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS) para reconhecer a validade do procedimento administrativo aberto para apurar a responsabilidade da vendedora de um carro por infrações cometidas pelo novo proprietário.

A antiga dona do automóvel ajuizou uma ação para desconstituir as multas e a pontuação em sua carteira de habilitação imputadas após a venda do carro. Em primeiro grau, o pedido foi julgado improcedente, mas o Tribunal de Justiça desconsiderou a responsabilidade da vendedora pelas infrações.

Segundo Danilo Oliveira Costa, advogado especialista em direito do trânsito, a comunicação de venda esta prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Segundo ele, o conjunto de normas impõe a obrigatoriedade de comunicação da transferência de propriedade por parte do agente vendedor ao órgão de trânsito competente dos Estados e do Distrito Federal e regulamentada pela Resolução 809 do CONTRAN na forma física e eletrônica, e tem como objetivo estabelecer o momento da transmissão das responsabilidades sobre um determinado veículo para as partes envolvidas em uma relação de compra e venda e outras. 

Ainda segundo o advogado, quando realizada a comunicação de venda na forma prevista pela Resolução do CONTRAN hipóteses como a contida na decisão do STJ deixam de existir já que o veículo estará sob a responsabilidade cível, criminal, administrativa e tributária daquele que consta no sistema RENAVAN do DENATRAN e DETRAN.

O especialista ressalta ainda que alguns Estados como São Paulo não adotam a sistemática, o que pode trazer problemas aos cidadãos.

Notícias Relacionadas

STF decide que normas baianas que regulamentam profissão de despachante são inconstitucionais

Após decisão do STF sobre despachantes, Detran-BA diz analisar novos modelos de vínculos

Contestação da PGR a normas estaduais que regulamentam ofício de despachante deve impulsionar tramitação de PL no Congresso, diz especialista

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp