Justiça

STF pode obrigar Bolsonaro a escolher primeiro colocado da lista tríplice para reitor

José Cruz/EBC/FotosPúblicas
Dos 50 reitores eleitos em 2019, 18 não foram os mais votados pelos professores, servidores e alunos das instituições  |   Bnews - Divulgação José Cruz/EBC/FotosPúblicas

Publicado em 02/10/2021, às 16h41   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

O STF (Supremo Tribunal Federal) iniciou na sexta-feira (1º) o julgamento sobre a obrigatoriedade do Planalto nomear o primeiro colocado da lista tríplice de reitores das universidades federais. O relator é o ministro Edson Fachin. Atualmente, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem o poder de escolher independente da colocação do candidato à vaga. 

A ação foi movida pela Rede Sustentabilidade. Dos 50 reitores eleitos em 2019, 18 não foram os mais votados pelos professores, servidores e alunos das instituições de ensino, conforme mostrou um levantamento feito pelo jornal O Estado de S. Paulo.

Bolsonaro rompeu uma tradição ao não optar pelo primeiro colocado das listas. Desde 1990, os presidentes escolheram os primeiros colocados depois das universidades federais votarem internamente e criarem uma lista com três nomes para reitoria.

Matérias relacionadas:

Líder da lista tríplice para PGR diz que Bolsonaro aponta que "não quer dialogar" ao ignorar nomes

TJ-BA aprova lista tríplice para vaga de juiz substituto do TRE-BA; veja nomes

Desembargadores escolhem nomes da lista tríplice para vaga de juiz titular do TRE-BA; confira

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp