Justiça

Operação Kryptos: 17 pessoas são denunciadas por crime contra sistema financeiro em investimentos de bitcoin

MPF
Bnews - Divulgação MPF

Publicado em 08/10/2021, às 19h45   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério Público Federal (MPF) fechou o cerco e denunciou uma organização criminosa por crimes contra o sistema financeiro. A entidade, nesta sexta-feira (8), divulgou denúncia contra o empresário Glaidson dos Santos, a esposa dele Mirelis Zerpa e mais 15 pessoas pelos crimes de organização criminosa; operação de instituição financeira sem autorização; gestão fraudulenta; e emissão, oferecimento ou negociação irregular de valores mobiliários. 

De acordo com nota do MPF, Glaidson é acusado de comandar um esquema de fraudes bilionárias a partir de sistema de pirâmide financeira envolvendo criptomoedas.

O resultado da denúncia do MPF acontece após os desdobramentos da Operação Kryptos. As diligências investigativas revelaram que pelo menos R$ 38,2 bilhões foram movimentados entre os anos de 2015 e 2021 no Brasil e no exterior. Um relatório de inteligência financeira identificou operações com ao menos 6.249 pessoas físicas e 2.727 pessoas jurídicas. Aproximadamente R$ 16,7 bilhões, 44% do total, foi movimentado nos últimos 12 meses em operações vinculadas à GAS Consultoria.

Segundo a denúncia, a organização criminosa atuou em sete países: Estados Unidos da América, Reino Unido, Portugal, Uruguai, Colômbia, Paraguai e Emirados Árabes Unidos.

Sem registro nos órgãos competentes para operar no mercado financeiro, a GAS Consultoria divulgava por diversos meios e oferecia aos clientes rendimento fixo de 10% com investimento exclusivo em bitcoin. No entanto, as investigações revelaram que a empresa aplicava o dinheiro dos investidores em produtos diversos, como serviços bancários tradicionais e em outras criptomoedas com volatilidade diversa do bitcoin. Também não fornecia informações claras sobre o retorno e os riscos do investimento, o que caracteriza a gestão fraudulenta de instituição financeira. 

Áudios encontrados a partir do afastamento sigilo telemáticos demonstraram que Glaidson e os demais denunciados sabiam que a atividade desempenhada exigia autorização do Banco Central (Bacen) e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Leia mais:

MPF investiga suposta falta de manutenção em imóvel alugado pelo IPAC no Pelourinho

Ao menos quatro parlamentares são alvos da PF por suspeita de venda de emendas

Moraes, do STF, manda PF tomar depoimento de Bolsonaro em 30 dias

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp