Justiça

TSE declara ilegal gravação sem autorização em processos eleitorais

Marcelo Carmargo/Agência Brasil
Corte diz que gravações devem ser feitas com autorização da Justiça  |   Bnews - Divulgação Marcelo Carmargo/Agência Brasil

Publicado em 08/10/2021, às 21h13   Agência Brasil


FacebookTwitterWhatsApp

Por 4 votos a 3, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu hoje (7) que gravações ambientais feitas em locais privados sem autorização judicial prévia não podem ser utilizadas como provas de crimes eleitorais cometidos nas eleições de 2016. 

O entendimento foi firmado no julgamento de recursos protocolados pela defesa de quatro condenados pela Justiça Eleitoral em São José da Safira (MG) e de Santa Inês (PR).

O caso começou a ser julgado em setembro e foi retomado na sessão desta quinta-feira. Por maioria de votos, os ministros entenderam serem ilegais captações feitas em lugares privados sem consentimento dos demais presentes e da Justiça. 

Durante o julgamento, prevaleceu o voto do relator, ministro Alexandre de Moraes. Segundo o ministro, o Pacote Anti-Crime, sancionado em 2019, estabeleceu que gravações ambientais devem ser autorizadas pela Justiça. 

Votaram com o relator os ministros Luís Felipe Salomão, Mauro Campbell e Carlos Horbach.

Os ministros Edson Fachin, Sergio Banhos e o presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, votaram contra a ilegalidade das gravações. Eles argumentaram que a jurisprudência do TSE considera que as gravações sem autorização prévia podem servir como provas e que os políticos devem se submeter ao princípio constitucional da transparência.

Leia também:

Presidente do TRE-BA evita comentar ataque às urnas, mas reforça que processo é seguro

Novo Código Eleitoral pode dar espaço a candidatos ficha-suja, alertam membros do Ministério Público

Alexandre de Moraes, do STF, usa redes sociais para pregar "absoluto respeito a democracia" no 7 de setembro

STF determina que PF ouça ex-estagiária de Lewandowski informante de blogueiro

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp