Justiça

MPT vai apurar queda de teleférico com oito trabalhadores em prédio de luxo no Corredor da Vitória

Vagner Souza/BNews
Acidente ocorreu na tarde desta quinta-feira (14)   |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 15/10/2021, às 17h54   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério Público do Trabalho (MPT) vai apurar as responsabilidades trabalhistas pelo acidente que deixou oito trabalhadores feridos após um teleférico localizado na Mansão Wildberger, prédio de luxo no bairro do Corredor da Vitória, em Salvador, despencar na tarde desta quinta-feira (14). O inquérito foi aberto nesta sexta-feira (15). 

Na ocasião, a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou ao BNews que uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve no local para atender a ocorrência. Um enfermeiro do Samu relatou à reportagem que, das oito pessoas que estavam no teleférico, duas foram encaminhadas à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Paripe com suspeita de fratura no braço, um foi socorrido até a UPA dos Barris e outro seguiu aguardando regulação para um hospital particular da capital baiana.

Leia mais:
MPT processa por trabalho escravo patroa da babá que pulou de apartamento em Salvador

Vídeo: Dupla surpreende pedestre e rouba celular no Corredor da Vitória

Após o acidente envolvendo os profissionais, a Superintendência Regional do Trabalho da Bahia (SRT-BA) foi acionada para realizar um estudo que determine as causas do acidente e eventuais descumprimentos de normas de saúde e segurança do trabalho. A SRT deverá elaborar relatório técnico apontando eventuais falhas em normas regulamentadoras de saúde e segurança do trabalho. O documento será utilizado pelo MPT durante o inquérito.

As investigações iniciadas pelo MPT reunirão informações para identificar os responsáveis pelo acidente de trabalho. Eventuais falhas no cumprimento de normas de saúde e segurança do trabalho que tenham levado ao acidente serão apuradas para que os responsáveis respondam pelo ocorrido.

O caso será distribuído e analisado pelo procurador designado para presidir o inquérito. Nos próximos dias, deverão ser encaminhados ofícios aos órgãos de fiscalização, como Departamento de Polícia Técnica (DPT), Corpo de Bombeiros e principalmente a SRT-BA.

São os auditores-fiscais do trabalho da SRT-BA que deverão concluir a peça principal do inquérito, que é o laudo apontando as falhas nas normas de segurança que levaram à tragédia. A partir dos dados recolhidos, o MPT vai buscar a reparação dos danos em um ajuste de conduta ou uma ação judicial.

Posicionamento do prédio 

Em nota enviada ao BNews, a Mansão Wildberger afirmou que o equipamento que apresentou problema é, na verdade, um bonde do tipo birail, sobre trilhos, e que, portanto, não despencou, mas apresentou falha no momento de parada do veículo. O condomínio alega ainda que as causas do acidente são desconhecidas, mas estão sendo investigadas.

Leia também:
Cantora de pagode se revolta com Netinho após ser atacada nas redes sociais: ‘Não me envolva em sua sujeira’

Vídeo: Suspeitas de invadirem condomínios de luxo tentam mais um alvo no Alto do Horto

Filha de Xanddy e Carla ostenta corpão e dá empinadinha à lá foto clássica da mãe; veja as imagens

Acompanhe o BNews também nas redes sociais através do Instagram, do Facebooke do Twitter.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp