Justiça

Candidato a presidência do TJ-BA, Nilson Castelo Branco promete priorizar Justiça de 1º grau

Divulgação /Arquivo/OAB-BA
O desembargador disputa a presidência do TJ-BA nesta quarta-feira (16) com os colegas Carlos Roberto Araujo, Cynthia Maria Pina e Jefferson Assis  |   Bnews - Divulgação Divulgação /Arquivo/OAB-BA

Publicado em 16/11/2021, às 09h19   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Candidato à presidência do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), o desembargador Nilson Soares Castelo Branco promete que, se eleito, uma de suas principais metas será a priorização da Justiça de primeiro grau no Estado.

Em carta direcionada a desembargadores e magistrados do Estado no último sábado (13), Castelo Branco apresentou as razões pelas quais decidiu concorrer ao cargo nas eleições da próxima quarta-feira (17), e recordou sua trajetória no órgão.

“Definitivamente, é com o aprimoramento da primeira instância que o Judiciário da Bahia alcançará um patamar mais elevado de produtividade, granjeando o respeito e a admiração dos jurisdicionados”, defendeu.

Castelo Branco também citou outras iniciativas que considera essenciais, e que, se eleito, pretende adotar com o objetivo de assegurar uma prestação jurisdicional mais “célere, técnica e imparcial na solução dos conflitos”.

Entre elas, defendeu a ampliação de investimentos na área de tecnologia da informação, e incremento do Parque Tecnológico do tribunal, com a implantação de ferramentas que agilizem a automação dos processos judiciais e cartorários.

“Indispensável, ainda, é a ampliação dos cursos e treinamentos para proporcionar uma maior qualificação dos magistrados em início de carreira, bem assim dos respectivos servidores”, acrescentou. 

Ele também acenou para entidades como a Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB) e Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), ao se comprometer a garantir, “com todas as forças”, as conquistas já adquiridas e consolidadas pela categoria, lutando ao lado das Mesas Diretoras dessas entidades.

Sem citar textualmente a operação Faroeste, o candidato falou em “recuperar, em plenitude, a credibilidade do Poder Judiciário da Bahia, infelizmente ainda abalada, apesar dos esforços já empreendidos”.

Deflagrada em novembro de 2019, apura um esquema de venda de decisões judiciais relacionado à grilagem de terras no Oeste baiano. A ação provocou o afastamento de juízes, servidores e desembargadores - dois deles ex-presidentes do tribunal

Para restaurar a credibilidade do Judiciário baiano, Castelo Branco propõe desenvolver um “trabalho diuturno de conscientização”, sobre boas práticas administrativas e judicantes. O desembargador disputa a presidência do TJ-BA com Carlos Roberto Araujo, Cynthia Maria Pina, Jefferson Assis e Gardenia Duarte.

José Cícero Landim, que também estava entre os postulantes ao cargo, declinou da disputa na tarde da última sexta-feira (12). Ele apoiará Nelson Castelo Branco. 

Além do próximo presidente da instituição, os desembargadores do TJ-BA também escolherão - em sessão que será realizada por videoconferência - os novos 1º e 2º vices-presidentes, bem como o próximo Corregedor-Geral e Corregedor das Comarcas do Interior.

Currículo

Castelo Branco assumiu o cargo de desembargador em 2010, em vaga reservada ao quinto constitucional da advocacia. Antes disso, atuou como advogado da AMAB e da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região (Amatra 5), promovendo ações judiciais no interesse da categoria.

Entre 2018 e 2019, ele dirigiu a Escola de Magistrados da Bahia (EMAB), e conduziu a Universidade Corporativa do TJ-BA (Unicorp) no biênio 2020/2021. Também nos dois últimos anos, voltou a presidir a Comissão Permanente de Segurança. Entre fevereiro e agosto de 2020, foi presidente do Comitê Gestor do Fundo de Segurança de Magistrados da Bahia (FUNSEG-BA).

Leia Também

TJ-BA nega impugnação de candidaturas as eleições para a mesa diretora

Senador registra queixa contra homem que expôs seu filho nas redes sociais

Juíza do Trabalho de Salvador reconhece vínculo de entregador de delivery com a Uber Eats

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp