Justiça

Após 54 anos de escravidão, Justiça bloqueia R$ 1 milhão para indenização a doméstica na Bahia

Reprodução/TV Bahia
Madalena Santiago foi expulsa há um ano pela filha dos patrões da casa em que morou para passar viver à própria sorte  |   Bnews - Divulgação Reprodução/TV Bahia

Publicado em 01/05/2022, às 10h10 - Atualizado às 10h39   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Depois de passar 54 anos de escravidão, a ex-empregada doméstica Madalena Santiago Silva, de 62 anos, será idenizada após a Justiçla determinar o bloqueio de R$ 1 milhão e pagamento de um salário mínimo durante o trâmite da ação principal na Justiça do Trabalho.

O caso de Madalena foi exibido na tarde de quinta-feira (28), pela Rede Bahia, emissora afiliada da Globo em Salvador, e comoveu os telespectadores.

Durante uma reportagem sobre o trabalho escravo na Bahia, Madalena Silva, mulher negra resgatada de trabalho análogo à escravidão confessou à repórter que temia pegar em sua mão por ela ser uma mulher branca.

Leia também:

Madalena foi expulsa há um ano pela filha dos patrões da casa em que morou para passar viver à própria sorte. Ela nunca recebeu salários ou qualquer tipo de pagamento. Ela denunciou o trabalho análogo à escravidão depois de ter sido aconselhada por conhecidos. O caso foi investigado e, no início de abril e o Ministério Público do Trabalho (MPT) ingressou com a ação cautelar. 

O bloqueio do valor foi pedido pela procuradora Lys Sobral, que é coordenadora nacional de combate ao trabalho escravo do MPT. O valor servirá para garantir as verbas rescisórias e os danos morais que serão pedidos na ação principal. 

O pedido foi acolhido integralmente pela juíza titular da 2ª vara do Trabalho de Salvador, Vivianne Tanure Mateus.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp