Justiça

Candidata ao STF, Silvia Cerqueira valoriza mês da advocacia: “Em busca de uma sociedade mais fraterna”

Divulgação
Silvia Cerqueira recebeu homenagem especial no mês da advocacia  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 11/08/2023, às 11h36 - Atualizado às 11h36   Pedro Moraes


FacebookTwitterWhatsApp

A advocacia celebra, em agosto, o mês especial da categoria. Neste ano, a classe da Justiça homenageia Silvia Cerqueira. Durante encontro, nesta quarta-feira (9), advogados e advogados comemoraram a trajetória da profissional jurídica. Entre as vertentes reconhecidas na atuação dela, estão a relevância na luta por igualdade de gênero e racial.

Atual conselheira federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), ex-presidente da Associação Nacional de Advogados e Advogadas Negras (ANAAD), Silvia também tem como destaques a defesa da justiça social, valorização da advocacia e pela promoção da diversidade dentro da advocacia. 

Questionada sobre a representatividade do dia 11 de agosto, dia do advogado no Brasil, Silvia Cerqueira explica, em entrevista ao BNews, que o Direito é a válvula de escape para enfrentar vários desafios diários.

“Celebração das vitórias conquistadas, mas também de luta para a consolidação das nossas prerrogativas. O sistema de justiça, na medida em que busca aperfeiçoar-se no campo da virtualidade e da inteligência  artificial, tem que estar atento para que esses avanços não afastem o jurisdicionado da justiça dificultando ou mesmo inviabilizando o seu acesso ao poder judiciário”, inicia.

“Deve ser dedicado ao aprofundamento dessa reflexão, principalmente para os advogados jovens, negros, idosos que, de alguma forma seja por questões sociais, etária e de exclusão, vêem o exercício da advocacia com muito preocupação. Mas enfrentamos os desafios e através do Direito vamos transpondo os obstáculos em busca de uma sociedade  mais fraterna, solidária e inclusiva”, acrescenta.

Vaga no STF

Por causa do desempenho dentro da classe, a advogada será candidata a um posto no Supremo Tribunal Federal (STF). Suplente do senador Ângelo Coronel, Silvia declarou que está preparada e disponível para representar os colegas em um dos poderes do Estado, o Judiciário.

“Esse é um chamado da advocacia, que coincide com o momento em que me encontro  amadurecida e preparada para tal mister. São 45 anos de advocacia, sempre me dedicando ao Direito Constitucional e Humanos, com participação institucional ativa na OAB desde 1986, perpassando por quase todos os cargos da instituição, inclusive no Conselho Federal da OAB”, declara. 


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp