Justiça

CNJ vai lançar Painel de Estatísticas do Judiciário nesta terça-feira (15)

Gil Ferreira/Agência CNJ
O Painel de Estatísticas ficará disponível nas páginas de todos os tribunais do país  |   Bnews - Divulgação Gil Ferreira/Agência CNJ

Publicado em 14/02/2022, às 19h05   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vai lançar nesta terça-feira (15), às 14h20, o Painel de Estatísticas do Poder Judiciário. A ferramenta, que será apresentada em evento com transmissão no canal do Youtube do CNJ, será o sistema mais avançado já desenvolvido na área de coleta e monitoramento de dados judiciários.

Leia mais:
CNJ cobra explicações ao TJBA sobre unificação de cartórios em cidades do interior
Desembargadores do TJRJ são alvos de inspeção do CNJ por suspeita de esquema de corrupção

O painel vai ficar disponível nas páginas de todos os tribunais do país e substituirá, gradualmente, outras fontes de informação do Poder Judiciário. Através dessa ferramenta, o cidadão poderá consultar dados de produtividade por órgão julgador, algo que não existia no Justiça em Número, relatório desenvolvido pelo próprio órgão. Vai ser possível consultar número de liminares, acervo eletrônico e audiências de conciliação, algo que contribui para uma maior transparência do Poder Judiciário.

Também será possível consultar quantos processos judiciais não recebem nenhum tipo de movimentação há mais de 50 dias ou onde esses processos estão paralisados. O painel dará acesso também a mapas que demonstram a estrutura judiciária dos diversos segmentos da Justiça e a estatísticas de maneira georreferenciadas.

Com o objetivo de aumentar a automação na gestão administrativa e de dados processuais do Judiciário, a iniciativa faz parte das ações do Programa Justiça 4.0, desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

O painel será atualizado mensalmente com base nos dados disponibilizados pelo DataJud, que é a fonte primária de dados do Sistema de Estatística do Poder Judiciário.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp