Justiça

Elon Musk: saiba quem é o bilionário que 'bateu de frente' com Alexandre de Moraes

Divulgação
Magnata tem ganhado os noticiários brasileiros nos últimos dias pelos conflitos com o ministro do STF  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Alex Torres

por Alex Torres

[email protected]

Publicado em 09/04/2024, às 15h18 - Atualizado às 16h30


FacebookTwitterWhatsApp

O nome do empresário multimilionário Elon Musk tem ganhado os noticiários brasileiros por conta de publicações feitas na rede social X, antigo Twitter, onde confronta o atual ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Nas postagens, o magnata chega a inisinuar que o magistrado pratica a "censura no Brasil", além de chamá-lo posteriormente de "ditador brutal" e dizer que o ministro "tem o presidente Lula em uma coleira". Musk ainda sugeriu que Moraes fosse alvo de um impeachment na suprema corte. 

Como resposta, o debate acerca da regulamentação das mídias foi reacendido no Brasil. O ministro determinou uma investigação contra o empresário e ainda procurou a Anatel para que a rede social X, a qual Elon Musk é o dono, fosse retirada do ar em todo o país. 

Após todos os ocorridos, parlamentares bolsonaristas parabenizaram o bilionário pelas atitudes e ainda sugeriram que ele fosse homenageado na Câmara dos Deputados. O presidente Lula (PT), entretanto, disse que Musk precisa "aprender a viver aqui"

Trajetória

Nascido em Pretória, na Africa do Sul, Elon Reeves Musk é considerado um dos homens mais ricos do mundo, com uma fortuna avaliada em quase 190 bilhões de dólares. Ele ficou mundialmente conhecido por ser o fundador e líder de diversas empresas de alta tecnologia. 

Programador e criador de jogos na adolescência, Musk fundou em 1999 a X.com, uma empresa de pagamento de serviços financeiros on-line. Um ano mais tarde, a empresa se juntaria a Confinity, dando origem ao Paypal. 

Dois anos depois, o empresário investiu em um dos seus projetos mais audaciosos. Ele fundou a SpaceX, que visa o desenvolvimento e fabricação de foguetes para viabilizar o lançamento de veículos espaciais. 

Em 2004, Musk fundou a Tesla Motors, empresa do setor automotivo que visa a produção de carros elétricos de alto desemprenho, dando fim aos motores a combustão interna e, consequentemente, diminuir os efeitos do aquecimento global. A marca tem se tornado referência em veículos ecológicos de luxo.

O empresário ainda fundou a SolarCity, especializada em serviços de energia solar; a Neuralink, que trabalha no desenvolvimento de neurotecnologia e inteligência artificial; além da The Boring Company, especializada na infraestrutura e construtução de túneis. 

Consolidado como uma das pessoas mais ricas do mundo, Musk comprou em 2022, pelo valor de 44 bilhões de dólares, a rede social Twitter. Após a aquisição, a plataforma teve sua identidade alterada e passou a se chamar 'X'. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp