Justiça

Fórum realizado pelo TJ-BA debate segurança e desenvolvimento humano na América Latina e Caribe

Elói Corrêa/GOVBA
Evento traz possibilidade de consolidação de espaços e canais permanentes de diálogo multilateral  |   Bnews - Divulgação Elói Corrêa/GOVBA

Publicado em 11/04/2022, às 16h36   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Começou nesta segunda-feira (11) e vai até amanhã (12), em Salvador, o Fórum sobre Segurança e Desenvolvimento Humano na América Latina e Caribe. Realizado pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), o evento tem como objetivo estabelecer melhor entendimento e cooperação internacional para a execução de políticas integradas que possibilitem reduzir o custo social, econômico e humano da desigualdade, do crime e da violência, a partir de uma visão com foco na ciência, tecnologia, inovação e nas oportunidades criadas pela educação, esporte, lazer e pelo crescimento econômico.

A realização do fórum possibilita a consolidação de espaços e canais permanentes de diálogo multilateral, tendo a Justiça brasileira como referência na articulação e na construção dos temas do Comitê Permanente da América Latina para a Prevenção do Crime (Coplad), programa do Instituto Latino-Americano das Nações Unidas para a Prevenção do Crime e o Tratamento do Delinquente (Ilanud). O espaço de reflexão e debates é considerado fundamental para a criação de oportunidades e boas práticas de cidadania e formação ética-profissional de crianças e jovens do Brasil e da América Latina e Caribe.

Representado o governador Rui Costa, o procurador-geral do Estado da Bahia, Paulo Moreno, declarou ser importante, sobretudo, a questão da prevenção. “Que medidas a gente pode tomar para diminuir, efetivamente, os delitos, e isso passa por um processo de muito investimento social, na educação e no desenvolvimento econômico da própria sociedade”, disse.

Leia mais:

Membro do Coplad, o desembargador do TJBA, Geder Luiz Rocha Gomes, ressaltou a importância do fórum, que envolve 19 países da América Latina e Caribe e debate estratégias de apoio à cidadania. “É uma discussão ampla num conceito de segurança, que significa proteção ao cidadão, escolaridade, trabalho, questões ambientais e desenvolvimento humano na mais ampla forma de se pensar, e não no conceito de segurança reduzido à segurança pública, com a ideia de enfrentamento somente à criminalidade”, afirmou.

O evento reúne ministros, desembargadores, magistrados e outras autoridades. A solenidade de abertura incluiu apresentação dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba). 

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp