Justiça

Institutos de pesquisa serão investigados pela PF a pedido de ministro

Marcello Camargo/Agência Brasil
Anderson Torres afirmou que pedido de investigação atende à representação recebida pela pasta, em publicação nas redes sociais  |   Bnews - Divulgação Marcello Camargo/Agência Brasil

Publicado em 04/10/2022, às 18h09   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro da Justiça e Segurança Pública Anderson Torres afirmou nesta terça-feira (4) que pediu à Polícia Federal a abertura de um inquérito para apurar "a atuação dos institutos de pesquisas eleitorais". "Acabo de encaminhar à #PF, pedido de abertura de inquérito sobre a atuação dos institutos de pesquisas eleitorais. Esse pedido atende a representação recebida no #MJSP , q apontou “condutas que, em tese, caracterizam a prática de crimes perpetrados” por alguns institutos", escreveu o ministro nas redes sociais. O ministro afirmou que o pedido de apuração foi recebido pela própria pasta e que apontou "condutas que, em tese, caracterizam a prática de crimes" por alguns institutos.

Na última pesquisa do Datafolha, divulgada no sábado (1), Jair Bolsonaro, aparecia com 36% dos votos válidos. Pela margem de erro, poderia ter de 34% a 38%. Os institutos de pesquisas foram alvos de críticas pelas divergências entre os números apresentados na véspera da eleição e os resultados das urnas.

Já a pesquisa do Instituto de Pesquisa, Ipec, mostrava Bolsonaro com 37%. Pela margem de erro, ele teria de 35% a 39%. Nas urnas, Bolsonaro teve 43,2% dos votos, de quatro a cinco pontos acima da margem de erro máxima nas duas pesquisas. Já Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, aparecia com 50% dos votos válidos no Datafolha divulgado na véspera da eleição. Pela margem de erro, tinha de 48% a 52%.

Na disputa presidencial, o fluxo ocorreu, segundo o Ipec e Datafolha, de indecisos e eleitores de Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT) para Jair Bolsonaro, em uma espécie de posicionamento anti-Lula. Os institutos avaliam que a diferença entre as projeções e os resultados finais tenha ocorrido, principalmente, por um movimento de migração de votos na rede final.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp