Justiça

Jovem Pan busca acordo com MPF para impedir cassação de concessão; saiba detalhes

Reprodução/Jovem Pan
Jovem Pan argumenta que medida é radical e fala em 'censura'  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Jovem Pan

Publicado em 18/08/2023, às 17h42   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

A Jovem Pan tenta chegar a um acordo com o Ministério Público Federal (MPF) na Justiça para não perder as três concessões públicas que possui. Em junho, o órgão fez pedido sobre a questão em uma ação civil pública, mas uma audiência de conciliação está prevista para o dia 24 de agosto.

A informação, confirmada pelo F5, aponta que a Jovem Pan manifestou o desejo de ajustar a própria conduta e resolver a situação de forma consensual, apontando a medida como radical e sem precedentes no Brasil.

O encontro entre o MPF e a emissora acontecerá em São Paulo, e o clima nos bastidores é de otimismo, confome o F5.

A Justiça solicitou também a entrega pelo Google de uma cópia com todos os programas da Jovem Pan News ao órgão. Serão considerados os programas da rádio que foram publicados no YouTube.

Apesar do pedido de cassassão da rádio, o canal de notícias do mesmo grupo da TV paga não está envolvida. Além disso, o MPF solicita o pagamento de indenização no valor de R$ 13,4 milhões. Os motivos alegados são danos coletivos e a veiculação de mensagens ao longo do dia, em 15 edições diárias de três a quatro minutos, atestando a eficiência do processo eleitoral e de outras instituições.

A responsabilidade de avaliação do caso é da Controladoria Geral da União (CGU), sem prazo para o julgamento. De acordo com o MPF, existem mais de 13 mil horas de conteúdos onde a Jovem Pan teria atacado a democracia e as instituições.

A rádio, em sua defesa, alega que tudo não passa de "censura", e até lançou a campanha Somos Todos Jovem Pan, com pedido para que telespectadores mostrem apoio nas redes sociais.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp