Justiça

Juiz decreta prisão preventiva de homem flagrado com três fuzis em Salvador

Divulgação/Polícia Militar
Homem flagrado com três fuzis chegou a trocar tiros com policiais  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Polícia Militar

Publicado em 16/05/2023, às 13h16   Cadastrado por Sanny Santana


FacebookTwitterWhatsApp

O homem que foi capturado no último sábado (13) ao ser flagrado com três fuzis no bairro de Periperi teve a prisão preventiva decretada no domingo (14), por posse de armas de fogo de uso restrito. 

A prisão foi decretada pelo juiz Waldir Viana Ribeiro Júnior, da Vara de Audiência de Custódia de Salvador. O criminoso foi identificado como Nerisvaldo Jesus de Macedo. Na audiência de custódia, o Ministério Público pediu a conversão da prisão em flagrante em prisão preventiva, para garantir a ordem pública. 

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Conforme observações do magistrado, o armamento apreendido com o suspeito é considerado de "grosso calibre", com carabinas de calibre 5,56, utilizado como padrão pelas Forças Armadas de todos os países integrantes da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte). Duas, inclusive, são idênticas aos que aparelham as Forças Armadas nos EUA.

Além disso, salientou que o armamento possui um "alcance útil", ou seja, a mira pode ser feita com precisão por quem está operando. O alcance é de 600 metros, mas o projétil pode atingir uma distância total de 2km, porém, de forma imprecisa.

“É do largo conhecimento na esfera da justiça criminal que os armamentos deste jaez são adquiridos pelas organizações criminosas, narcotraficantes, com o intuito de guarnecer as comunidades para manter seu domínio territorial, sobretudo, para serem empregadas contra os agentes de segurança pública", assinala o juiz na decretação da prisão.

"Some-se a tudo isso, o fato de que de que após ser contrabandeado para o Brasil através das divisas com a Bolívia ou com o Paraguai, cada fuzil Colti 5.56 é comercializada para as facções narcotraficantes que operam nesta Região Metropolitana de Salvador pelo valor aproximado de R$ 80.000.00 (oitenta mil reais), que multiplicado por três, deixam claro que extrapolam as possibilidades financeiras do flagranteado, cujo a posse do armamento, por óbvio, decorre de sua condição de integrante da narcoguerrilheiro urbana instalada nesta Capital", finaliza.

O flagranteado possui antecedente criminal, já tendo sido condenado a cinco anos e quatro meses de reclusão, em regime semiaberto. Após a audiência de custódia, o caso será conduzido por uma vara crime de Salvador.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp