Justiça

Juízes federais prestam homenagem a professor da UFBA; confira

FOTO: DIVULGAÇÃO
Associação dos Juízes Federais da Bahia irão homenagear Salomão Viana, juiz federal e professor da UFBA  |   Bnews - Divulgação FOTO: DIVULGAÇÃO

Publicado em 22/11/2023, às 12h46   Cadastrado por Maycol Douglas


FacebookTwitterWhatsApp

A Associação dos Juízes Federais da Bahia (AJUFBA), juntamente com a Direção do Foro da Seção Judiciária da Bahia, vão prestar homenagem ao professor e juiz federal Salomão Viana. A cerimônia ocorrerá na próxima quinta (23), no auditório do Fórum Teixeira de Freitas, em Salvador, na sede da Justiça Federal Baiana. Na ocasião, em reverência ao homenageado, palestras serão proferidas pelos grandes juristas Fredie Didier Jr. e Eduardo Sodré.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp. 

Juiz federal e professor da Faculdade de Direito da UFBA, Salomão Viana é considerado uma fonte de inspiração no meio jurídico da Bahia. Muitos juízes federais e servidores da Justiça Federal que foram seus alunos na faculdade e que o consideram como um grande influenciador para que escolhessem seguir a carreira.

A opção de Salomão Vieira de se desligar precocemente da magistratura está agitando o ambiente jurídico. Alguns magistrados e servidores realçaram que existe uma sensação de orfandade na Justiça Federal. Para muitos, a figura de Salomão Viana é um grande símbolo da instituição.

Ao mesmo tempo, existe o sentimento que as qualidades do juíz federal continuarão a fascinar, seja dentro do magistério, ou em que qualquer área que ele for abraçar profissionalmente. Será a primeira vez que essse tipo de homenagem será prestada na Justiça Federal, por colegas, para um juiz que fez a opção de se desligar da magistratura.

Graduado em medicina pela UFBA e em Direito, Salomão Viana advogou intensamente e atuou como juiz estadual (TJ-BA), antes de ingressar no âmbito federal. É conhecido nos meios jurídicos pela oratória vibrante, pelo fervor na defesa dos valores éticos, pelo entusiasmo com que trabalha com o Direito e pelo imenso conhecimento jurídico.

Em sua trajetória, Salomão foi homenageado pela Câmara dos Deputados, pelo tribunal Regional do Trabalho da 5a Região - TRT5 e pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia - TRE-BA, também atuou como Diretor do Foro da Seção Judiciária. Na sua administração, o reconhecimento do valor dos servidores foi o centro das atenções.

Representando a Justiça Federal, foi juiz do TRE-BA. Alguns membros do Ministério Público Eleitoral, magistrados estaduais que compuseram o tribunal, advogados que trabalham com Direito Eleitoral e servidores do TRE-BA dizem que a passagem de Salomão Viana por aquele tribunal marcou uma época.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp