Justiça

Justiça determina proibição contra prefeitura de Itabuna por descarte irregular em rio da cidade

Reprodução Verdinho Itabuna
A divulgação da sentença foi realizada nesta quarta-feira (15)  |   Bnews - Divulgação Reprodução Verdinho Itabuna

Publicado em 15/12/2022, às 08h10   Cadastrado por Catarina Alcantara


FacebookTwitterWhatsApp

A Justiça divulgou uma sentença, nesta quarta-feira (14), contra à prefeitura de Itabuna, cidade localizada a cerca de 435 km de Salvador, em que determina a interrupção imediata da utilização de retroescavadeiras para descarte de baronesas e lixo para o conhecido Rio Cachoeira.

Além dos danos causados pelo lixo, as baronesas também causam mau cheiro e precisam ser removidas para não afetar o ecossistema do local onde são despejadas. Segundo o site G1, o pedido havia sido feito pelo coletivo Preserva Ilhéus e de acordo com o órgão, os responsáveis por essa atividade deverão encontrar uma outra forma de gerenciar os resíduos, que esteja em conformidade com a legislação ambiental.

Além da ação das retroescavadeiras, a Justiça também determinou que o poder público implemente de forma emergencial neste período de chuvas, o manejo adequado das plantas e dos demais resíduos que aparecem nas margens do Rio Cachoeira, tendo um prazo de 30 dias para realizar tal ação. A determinação deve ser atendida em até cinco dias, sob pena de R$ 50 mil a R$ 300 mil.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp