Justiça

Justiça suspende resultado das eleições da OAB-PE

Reprodução
Segundo decisão, há indícios de ter ocorrido abuso de poder político e econômico nas eleições  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 16/12/2021, às 21h34   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

A Justiça Federal de Pernambuco suspendeu, por meio de uma liminar, nesta quarta-feira (15), o resultado das eleições da Ordem dos Advogados do Brasil seção Pernambuco (OAB-PE), que elegeu o advogado Fernando Ribeiro, com apoio do atual comandante da entidade, como novo presidente. A decisão do juiz Hélio Silvio Ourém Campos levou em consideração indícios de abuso de poder econômico e político por parte da chapa vencedora.

No processo foi alegado que durante o período eleitoral ocorreu a disponibilização de bolsas de pós-graduação, utilização indevida da base de dados de e-mail dos advogados pernambucanos, abuso de poder político nas solenidades de juramento dos novos advogados e utilização indevida dos canais institucionais da OAB, utilização de funcionários da campanha, boca de urna e outras irregularidades na subseção de Caruaru, no agreste pernambucano. Ainda, foram apontados a divulgação de pesquisa inidônea em período vedado, entrada irregular de pessoas identificadas como eleitoras da chapa após o encerramento das eleições, descumprimento de decisão judicial que proibia o abuso do poder econômico e político da chapa ganhadora, abuso dos meios de comunicação durante o período eleitoral e recebimento de doações proibidas.

A eleição ocorreu no dia 16 de novembro e elegeu, para o biênio 2022 e 2024, a chapa OAB Mais Unida, presidida por Fernando Ribeiro e Ingrid Zanella (vice).

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp