Justiça

Natura é condenada a pagar indenzação por comentários sobre orientação sexual; entenda

Reprodução/Youtube
Justiça do Trabalho do Pará condenou a Natura a pagar R$ 350 mil em indenização a título de danos morais coletivos  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Youtube

Publicado em 03/05/2023, às 15h54   Cadastrado por Lorena Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

A Justiça do Trabalho do Pará condenou a Natura a pagar R$ 350 mil em indenização a título de danos morais coletivos. O juiz Ricardo André Maranhão Santiago, da 4ª Vara do Trabalho de Ananindeua (PA) tomou sua decisão após provocação do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Ação Civil Pública (ACP).

O MPT instaurou inquérito contra a empresa a partir de reclamação trabalhista em que um funcionário afirmou que um dos seus superiores ridicularizava publicamente trabalhadores, com comentários preconceituosos sobre suas deficiências e orientações sexuais, segundo informações da revista eletrônica Consultor Jurídico (Conjur).

De acordo com os autos do processo, o responsável pelo assédio atuava na coordenação de uma linha de produção em uma fábrica da empresa que, por ser mais lenta, alocava empregados que possuíam algum tipo de limitação física. Embora esse profissional tenha sido posteriormente demitido, o magistrado reconheceu a responsabilidade da empresa por não impedir o assédio reiterado contra os funcionários.

O assediador costumava apelidar os trabalhadores com termos pejorativos. Um membro da equipe que tinha dificuldade de locomoção e arrastava a perna ao andar passou a ser chamado de "rasga bota". Outro que utilizava um olho de vidro, por exemplo, foi apelidado de "piratas do caribe". 

O mesmo operador de produção que assediava os funcionários chegou a agredir um deles durante uma festa de confraternização da empresa, ainda de acordo com o Conjur. 

Ao analisar o caso, o julgador apontou incoerência da empresa em promover ações de marketing exaltando a inclusão e permitir que um grupo dos seus funcionários sofra esse tipo de assédio em seu ambiente de trabalho. 

Por outro lado, Santiago também considerou o fato de a empresa não discriminar grupos vulneráveis no processo de contratação e que há programas da empresa para pessoas com deficiências ou que se considerem integrantes LGBT.

Os valores pagos pela empresa serão revertidos ao Fundo de Amparo ao Trabalhador

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp