Justiça

Novo desembargador do TJBA também é jornalista; veja o perfil

Reprodução/Arquivo Pessoal
Novo desembargador estava na lista tríplice para preenchimento da vaga que faz parte do chamado Quinto Constitucional da Ordem dos Advogados do Brasil  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Arquivo Pessoal
Lorena Abreu

por Lorena Abreu

[email protected]

Publicado em 16/12/2022, às 17h49


FacebookTwitterWhatsApp

Antônio Adonias Bastos foi o escolhido pelo governador Rui Costa (PT) para ocupar a vaga de desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (16).

O novo desembargador estava na lista tríplice para preenchimento da vaga que faz parte do chamado Quinto Constitucional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA). A campanha pela escolha de Adonias foi intensa nas redes sociais através da hastag #ToComAdoniasNoQuinto . Ele vai assumir a vaga aberta no TJ pela aposentadoria do desembargador Lourival Trindade.

Inicialmente, a vaga estava sendo disputada por Germana Pinheiro, Antônio Adonias, Carina Canguçu, Carlos Magnavita, Vivaldo do Amaral Adães e Josemita Rebouças e causou polêmica por ter excluído as mulheres da concorrência. German foi a mais votada, mas a vaga passou a ser disputada apenas por homens.

O novo desembargador é formado em Direito pela Universidade Católica do Salvador (Ucsal) e tem mais de 20 anos dedicados à carreira jurídica, tanto na advocacia, como na docência e produção academica. É doutor e mestre pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), onde atua como professor efetivo desde 2011. Antônio Adonias Bastos ainda possui especialização em Direito Processual pela Universidade do Salvador (Unifacs). É professor da Faculdade Baiana de Direito e de pós-graduação lato sensu em diversas instituições de ensido do Brasil. Ele também lecionou em destacados cursos jurídicos da Bahia, a exemplo da Escola de Magistrados da Bahia (EMAB) e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA).

Na advocacia, Antônio Adonias possui extensa experiência tanto na atividade contenciosa, como na atuação como consultor e parecerista. Também possui larga produção acadêmica tendo vários livros e capítulos publicados em tradicionais editorias jurídicas do país. Possui ainda diversos artigos publicados em livros, revistas e sites especializados em Direito, bem como em congressos.

Suas obras foram utilizadas pela Comissão de Juristas do Senado Federal para a elaboração do novo Código de Processo Civil. Ele ainda integra o Conselho Editorial de destacadas revistas jurídicas do país, a exemplo da Suprema - Revista de Estudos Constitucionais do Supremo Tribunal Federal. 

Além da vasta experiência na área jurídica, Adonias também tem formação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Ufba, porém desde que se formou, dedica-se exclusivamente ao Direito, área pela qual se diz apaixonado.

O novo desembargador é casado e tem uma filha.

Em sua rede social Adonias agradeceu pela conquista da cadeira de desembargador pelo Quinto Constitucional. "Agradeço imensamente às advogadas e aos advogados que depositaram sua confiança em meu nome nessas eleições para o Quinto Constitucional e me permitiram estar na lista sêxtupla para a vaga de Desembargador do TJBA. O apoio de cada um e cada uma me motivou muito ao longo dessa caminhada. Tenham certeza que seguirei honrando essa confiança e espero poder levar minha contribuição para a prestação jurisdicional em nosso Estado. A construção é conjunta, afinal, não caminhamos sozinhos! Muito obrigado!", pontuou ele.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp