Justiça

OAB defende advogada algemada por guardas no exercício da profissão

Reprodução/Redes Sociais
Luciana Maurício foi algemada pela guarda municipal enquanto atuava como advogada  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes Sociais
Melissa Lima

por Melissa Lima

melissa.lima@bnews.com.br

Publicado em 03/12/2024, às 22h40



A Comissão de Prerrogativas da Seccional da OAB/RJ, em parceria com a OAB/Bangu, agiram em defesa da advogada Luciana Maurício, na tarde da última quarta-feira (27). A advogada foi algemada por representantes da Guarda Municipal do Rio de Janeiro dentro da estação do BRT em Deodoro, na Zona Oeste da capital, enquanto exercia a profissão.

Na ocasião, o comerciante, cliente de Luciana, teve sua mercadoria apreendida pela GM e acionou a profissional, que foi ao local. Ao chegar, a profissional chegou a se apresentar advogada e recepcionada com agressividade pelos guardas, que relataram desacato quando Luciana apontou irregularidades na abordagem e a levara para a delegacia algemada.

A solicitação da OAB/RJ via ofício à Prefeitura do Rio é de que seja realizado um desagravo público e a suspensão dos guardas municipais de suas atividades de patrulhamento. A entidade solicitou à Corregedoria da GM a abertura de um processo administrativo-disciplinar para apurar a conduta desses profissionais e fez uma notícia crime ao Ministério Público.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)