Justiça

Paulo Jorge é eleito novo desembargador substituto do TRE-BA com 48 votos

Foto: Divulgação
Carmen Lúcia, concorrente de Paulo Jorge para vaga no TRE-BA, justificou sua ausência na sessão por telefone à presidência do TJBA  |   Bnews - Divulgação Foto: Divulgação
Claudia Cardozo

por Claudia Cardozo

claudia.cardozo@bnews.com.br

Publicado em 18/03/2026, às 11h10



O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) elegeu, na sessão desta quarta-feira (18), o desembargador Paulo Jorge para ocupar a vaga de substituto na classe dos desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA). Em votação secreta, o desembargador obteve 48 votos, contra 13 da desembargadora Carmen Lúcia. Ao todo, 62 desembargadores participaram do pleito.

Respeito ao voto secreto

Durante a sessão, o presidente do TJBA, desembargador José Rotondano, reforçou o rigor com o sigilo do processo. Rotondano sugeriu que assessores e técnicos se retirassem de perto no momento da escolha para garantir a preservação do voto. O rigor do sigilo do voto foi requerido pelo desembargador Julio Travessa, na eleição para vaga de desembargador titular do TRE-BA.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews

A desembargadora Carmen Lúcia, que disputava a vaga com o apoio do grupo de Jatahy Júnior, não compareceu à sessão, justificando a ausência por telefone à presidência ainda pela manhã.

Gratidão e compromisso institucional

Após a proclamação do resultado, Paulo Jorge, candidato do presidente do TJBA, agradeceu o apoio dos pares e destacou o peso do cargo em um ano de eleições. “Recebo essa missão com elevado senso de responsabilidade institucional, sem perder de vista a defesa da legalidade e do processo democrático”, afirmou o magistrado, que também fez questão de registrar o reconhecimento pela postura "leal e respeitosa" de sua concorrente, Carmen Lúcia. O presidente Rotondano parabenizou o eleito, ressaltando que o Poder Judiciário precisará de esforço máximo para enfrentar os desafios do calendário eleitoral de 2026.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)