Justiça

Projeto concede ao trabalhador 2 dias de folga por ano para comparecer à escola do filho

Reprodução/Pixabay
Medida ao trabalhador se soma a outras ausências já autorizadas pela CLT que também não implicam perda salarial  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Pixabay

Publicado em 14/02/2023, às 17h18   Cadastrado por Lorena Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

O Projeto de Lei 143/23 altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para conceder ao empregado o direito de ausentar-se do trabalho por um dia a cada seis meses, sem prejuízo do salário, para comparecer à escola de filho até 14 anos de idade. O texto tramita na Câmara dos Deputados.

Segundo informações da Agência Câmara de Notídias da Câmara dos Deputados, a medida se soma a outras ausências já autorizadas pela CLT que também não implicam perda salarial: nascimento de filho, doação de sangue, alistamento militar, acompanhar filho de até seis anos em consulta médica, etc.

“Hoje é mais do que reconhecida a importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos. Já é constatado em estudo que quanto maior o envolvimento dos pais, melhores são os resultados obtidos com o progresso educacional e emocional das crianças”, defende o autor, deputado Rubens Otoni (PT-GO).

Ele explica que a menção explícita ao limite de 14 anos para o filho tem relação com a idade média do ensino fundamental.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp