Justiça

STJ absolve homem suspeito de financiar PCC com assaltos

Divulgação/Ministério da Justiça e Segurança Pública
Homem suspeito integrava a lista de criminosos mais procurados pelo país e foi preso em Salvador em 2020  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Ministério da Justiça e Segurança Pública

Publicado em 16/10/2022, às 11h51   Cadastrado por Daniel Brito


FacebookTwitterWhatsApp

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) absolveu na última terça-feira (11) um homem acusado de ser um dos maiores ladrões de banco do país. Trata-se de José do Carmo Silvestre, o "Pintado", que foi preso em Salvador em janeiro de 2020 após 12 anos foragido, e acusado de financiar o Primeiro Comando da Capital (PCC) por meio de grandes assaltos.

Pintado integrava a lista de criminosos mais procurados pelo país, criada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Nesta semana, porém, o ministro convocado do STJ, desembargador Olindo Menezes, decretou a absolvição de Silvestre. De acordo com ele, apenas o reconhecimento fotográfico usado nas condenações não serve para comprovar que o acusado realmente o autor dos assaltos.

"Como se vê, a autoria do delito, no que tange ao paciente, foi aferida pelo reconhecimento fotográfico na fase pré-processual, ratificado posteriormente", afirmou.

"Esta Corte entende que o reconhecimento fotográfico realizado na fase inquisitorial é admitido, desde que corroborado por outras provas", prosseguiu.  Com isso, o magistrado concedeu um habeas corpus e determinou a soltura do suspeito. A ordem já foi enviada ao Tribunal de Justiça e à vara de execuções criminais. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp