Justiça

Telegram deu sinal positivo ao bloquear perfis de Allan dos Santos, diz relator

Agência senado
Ordem de Alexandre de Moraes mostra tolerância zero com desrespeito a decisões judiciais, afirma Orlando Silva  |   Bnews - Divulgação Agência senado

Publicado em 01/03/2022, às 07h01   Folhapress


FacebookTwitterWhatsApp

Relator do projeto de lei das fake news na Câmara dos Deputados, Orlando Silva (PC do B) diz que o Telegram deu um bom sinal ao bloquear os perfis do influenciador bolsonarista Allan dos Santos, após decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF.

Após ignorar decisões do próprio Moraes e tentativas de contatos de autoridades que atuam no combate à desinformação, essa foi a primeira ordem judicial brasileira cumprida pelo aplicativo. ​"Revela que o debate público, o avanço de propostas no Legislativo e decisões judiciais serviram de estímulo à mudança de comportamento. Devemos votar o projeto de lei para combater fake news e estabilizar a regra do jogo", afirma Silva.

Leia mais:

Moraes determina bloqueio de perfis do Telegram e ameaça suspender aplicativo

Telegram cumpre ordem do STF, bloqueia contas e evita sair do ar

Telegram mantém representante no Brasil há 7 anos enquanto ignora STF e TSE

"A regulação da internet é uma necessidade, para garantir a liberdade de expressão e um ambiente menos tóxico. A decisão do ministro Alexandre de Moraes sinaliza 'tolerância zero' com o desrespeito a decisões judiciais. Acredito que o legislativo precisa assumir sua responsabilidade e aprovar uma legislação adequada, sob pena de assistir o Judiciário, decidir, a luz de interpretações da Constituição", completa.

Allan dos Santos é investigado em inquérito de relatoria do ministro sob a suspeita de fazer parte de milícia digital que atua no ataque a instituições, como o Supremo.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp