Cultura

Fiéis da Santa Bárbara acompanharam o cortejo e pagaram promessas

Publicado em 04/12/2014, às 13h13   Amanda Sant'ana (Twitter: @amandasmota)



Após o encerramento da missa comemorativa ao Dia de Santa Bárbara, milhares de fiéis seguiram em grupo o cortejo festivo que saiu do Largo do Pelourinho, rumo a sede do Corpo de Bombeiros, no bairro da Barroquinha. Muitos aproveitaram a oportunidade para pagar promessas de graças alcançadas.
“Promessa é dívida. Tive AVC, 17 convulsões e Santa Bárbara me trouxe da morte. Há 5 anos sigo o cortejo, descalça, como forma de agradecimento por ela ter salvado minha vida”, contou a baiana e mãe de santo, Lélia, 65 anos, carregando um acará oferecido a Iansã. 
Assim como Lélia, a fiel, Luana Soares, 26 anos, seguiu o cortejo, pela primeira vez, carregando uma imagem da santa, em cerâmica, Acompanhada pela mãe, tia e filho recém-nascido, Luana contou que esperou muito pelo dia de agradecer ao orixá das tempestades, raios e trovões pela cura do filho, além de pedir pela cura da mãe.
“Os médicos desenganaram a vida do meu filho. Ele nasceu de 6 meses, estava com infecção a um passo da morte. Pedi a minha Santa Bárbara pela vida do meu bebê e ela o trouxe de volta. Vou aproveitar a oportunidade para pedi-la pelo milagre da cura de minha mãe que está com câncer e tenho certeza de que minha santa não me abandonará”, acreditou.
Durante o cortejo, fogos de artifícios, pétalas de rosas e chuva de confetes prateados anunciavam a passagem da imagem de Santa Bárbara que arrastou fiéis, turistas, adoradores do candomblé, católicos e até curiosos. Diversas imagens dos santos abriam o cortejo, complementando a caminhada.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp