Cultura

Salvador comemora dia da Nossa Senhora da Conceição da Praia

Publicado em 08/12/2014, às 07h20   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Nesta segunda-feira (8), a Bahia comemora o dia de Nossa Senhora da Conceição da Praia, padroeira dos baianos. A tradição mantida é por fiéis há mais de quatro séculos, e a celebração católica acontece no bairro do Comércio, além de outras cinco comunidades. 
Nesse ano, a festa celebra os 160 anos da proclamação do dogma da Imaculada Conceição. Na Basílica, no Comércio, as missas ocorrem pela manhã e à tarde. A celebração solene será realizada às 9h, pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger. Já a procissão pelas ruas da Cidade Baixa está prevista para ter início às 10h30.
Confira a programação na cidade
Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia (Rua da Conceição da Praia, Comércio)
Missas às 5h, 6h, 7h 12h, 14h, 15h30 e 18h. A Missa Solene será presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, às 9h. Já às 10h30 acontecerá a tradicional procissão em honra à Mãe de Jesus pelas ruas do Comércio, até a Conde dos Arcos, retornando pela Avenida da França até a Basílica. As imagens de Senhor do Bonfim, São José e Menino Jesus acompanharão a de Nossa Senhora.
Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Praça Dorival Caymmi, Itapuã)
Missas às 7h, 9h e 11h. Já às 16h30h será realizada uma procissão, que sairá da Matriz, passará pelas ruas da Cacimba, Mizael Tavares, Ladeira do Abaeté, Largo do Tamarineiro e retornará para a Matriz. A Missa solene será presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, às 18h.
Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Largo da Lapinha, Lapinha)
Alvorada às 6h; Missas às 7h e 11h. Às 10h os paroquianos fazem a Consagração a Nossa Senhora e 12h participam de um almoço comunitário, na praça da Matriz. A partir das 15h o grupo do Terço dos Homens conduz a recitação do Teço Luminoso. Uma procissão sairá da Matriz, às 19h, e seguirá pelas ruas da Soledade, do Sieiro, Avenida Principal e retornará para a Matriz. A Missa Solene será presidida pelo bispo auxiliar Dom Estevam dos Santos Silva Filho, às 19h30.
Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Praça Lions C. Internacional, Periperi)
Missa Solene, às 7h, presidida pelo bispo auxiliar, Dom Estevam dos Santos Silva Filho; Missas às 9h, 12h e 17h. O Ofício de Nossa Senhora será recitado às 15h e uma procissão luminosa percorrerá as principais ruas do bairro às 17h.
Paróquia Nossa Senhora da Conceição (praça Castro Alves, Centro – Governador Mangabeira)
Alvorada às 5h; Batizados às 10h. A Missa Solene será presidida pelo bispo auxiliar Dom Estevam dos Santos Silva Filho e concelebrada pelo pároco, padre Gustavo Adolfo Nunes Silva, às 15h. A partir das 17h, haverá uma procissão. Os festejos serão encerrados às 19h.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp