Cultura

Ilê Aiyê celebra 45 anos de fundação em sessão especial na Câmara

Valdemiro Lopes/CMS
Evento reuniu artistas e políticos ligados ao movimento negro  |   Bnews - Divulgação Valdemiro Lopes/CMS

Publicado em 14/11/2018, às 08h19   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Primeiro bloco afro do Brasil, o Ilê Ayê comemorou 45 anos de fundação com sessão especial na Câmara Municipal de Salvador. A atividade foi realizada na noite de terça-feira (13).

"Quero agradecer a todos os componentes administrativos pois são responsáveis por levar adiante o trabalho. Além disso quero deixar o questionamento de que o Carnaval de Salvador precisa pensar melhor sobre a questão da negritude”, disse Vovô do Ilê, fundador e presidente do bloco afro.

O evento foi requerido pelo vereador Moisés Rocha (PT), que destacou a importância do bloco para o movimento negro. “O bloco é uma ferramenta e entidade do movimento negro. Temos que aprofundar nos discursos, músicas e poesias, para que possamos instrumentalizar nossa luta contra o racismo. As ferramentas já estão postas, há 45 anos são debatidos temas que mexem com nossa cabeça e valorizam a autoestima e nossa história”, afirmou o petista, presidente da Comissão de Reparação na Casa.  

A sessão reuniu artistas e políticos ligados ao movimento negro. Dentre os convidados estavam a secretaria de Cultura do Estado da Bahia, Arany Santana, e a secretaria de Promoção da Igualdade Racial, Fabya Reis.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp