Cultura

Vendedores ambulantes serão homenageados no último Sarau Du Brown

Imagem Vendedores ambulantes serão homenageados no último Sarau Du Brown

Carlinhos Brown chamará ao palco três trabalhadores que se destacaram em suas atuações durante as edições do Sarau

Publicado em 02/03/2012, às 20h07        Redação Bocão News

O Sarau Du Brown finaliza a sua temporada 2012 nesta sexta-feira (2), no Museu Du Ritmo, em Salvador. Na ocasião, o anfitrião, Carlinhos Brown, vai chamar ao palco três dos mais de 20 vendedores ambulantes capacitados para melhorias no atendimento, na manipulação de alimentos e na originalidade na indumentária, que se destacaram em suas atuações. Desses três, um será premiado com um Kit Cultural Carlinhos Brown, elaborado pela produção do músico. O evento está previsto para iniciar às 19h.

De acordo com Luciana Santana, técnica da Unidade de Economia Criativa do Sebrae, foram avaliados critérios como higiene, manipulação de alimentos, gestão, além de aspectos culturais. “Os vendedores passaram por oito horas de capacitação, sendo que quatro delas foram focadas em gestão cultural. A ideia era sensibilizá-los para que eles fossem reconhecidos e inseridos dentro do contexto da festa”, afirma.

Conforme a explicação de Luciana, a capacitação tratou de temas gerenciais, para o desenvolvimento do negócio, como dicas para um bom atendimento, além de questões mais técnicas, como a manipulação e higienização de alimentos. “A introdução de um módulo de gestão cultural deu-se com o intuito de eles serem estimulados a buscar referências da Bahia de Jorge Amado (tema do Carnaval deste ano) e do próprio Carlinhos Brown, figura importante do nosso Carnaval”, diz. 

O evento, que faz parte do calendário de festas do verão de Salvador, acontece em quatro edições. O Sebrae iniciou a parceria no Sarau Du Brown em 2011, promovendo a diversidade cultural através da moda e do artesanato. Este ano, foi introduzido o processo de qualificação dos vendedores ambulantes que trabalham no entorno da festa. “É importante exaltar essa visão de que os vendedores devam despertar no público referências à cultura baiana e isso deve estar evidenciado em seu atendimento”, destaca Luciana.

A capacitação foi uma iniciativa gerada a partir de uma parceria entre Sebrae, Senac (Serviço Nacional do Comércio), Vigilância Sanitária e Sesp (Secretaria de Serviços Públicos). No Sarau Du Brown de 2012, além da moda, do artesanato e das ações com ambulantes, foi incluído ainda o incentivo à gastronomia como elemento cultural, por meio de uma parceria com a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes). 

Classificação Indicativa: Livre