Cultura

5 segundos: Depois de sucesso em drive in, espetáculo aula aposta em apresentação on line

Divulgação
Em formato digital, peça volta a cartaz nas próximas quinta (4) e sexta-feira (5), respeitando o distanciamento social  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 04/11/2021, às 13h19   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A turnê 2021 do espetáculo aula “5 segundos” será novamente marcada pela inovação e, desta vez, ocorre por meio de uma plataforma digital. As apresentações acontecem na quinta (4) e sexta-feira (5), às 20h, e o público vai poder retirar o ingresso gratuitamente apenas no Instagram da peça @5segundosespetaculo

Com a manutenção dos protocolos de segurança sanitária, a reabertura progressiva dos teatros, a produtora Escritório do Pensamento tem buscado driblar as crises educacional e financeira, impostas pela Pandemia, com criatividade e tecnologia.  

Com o mesmo elenco que já se apresentou para mais de três mil espectadores em Salvador e na Região Metropolitana, a peça volta a cartaz com o suporte de um time de professores e artistas, responsáveis por um bate-papo que vai acontecer após a apresentação. 

Na carona da trama fascinante de dois soldados na Segunda Guerra Mundial, baseada em fatos reais, os educadores farão uma análise interdisciplinar de questões históricas e contemporâneas.

Em 2020, “5 segundos” entrou para a história como a primeira peça teatral adulta realizada em um drive in, durante a Pandemia. Além de se destacar como demonstração de superação às limitações impostas pela necessidade de distanciamento social, o evento surpreendeu as melhores projeções e reuniu um público de mais de 600 pessoas, a bordo de 350 carros presentes em duas edições no estacionamento do BIG Bompreço Drive In Salvador, localizado no estacionamento do Centro de Convenções da capital baiana.

Um dos sócios da produtora de conteúdo e entretenimento, Ricardo Carvalho afirma que “adaptar o conteúdo que já é sucesso entre os estudantes de Salvador é uma forma de entender que a sociedade precisa se ajustar às medidas preventivas sem entregar os pontos às limitações impostas pelo Coronavírus”. 

O espetáculo
O enredo de “5 segundos” é inspirado em fatos reais e se passa nos anos finais da Grande Guerra. Em território italiano, Rui, praça da FEB (Força Expedicionária Brasileira), se depara com um soldado alemão em pleno “teatro da guerra”.

Esgotados, nem ele, nem mesmo o soldado nazista dispõem de armas de fogo ou munição, mas carregam consigo o compromisso com ideais que, aos poucos, foram derramados com o sangue inimigo.

Era o fim para um dos dois, ou para os dois, mas aqueles “5 segundos”, entre o olhar de fúria e o corpo tombado sob o golpe inimigo, se transformariam em uma retomada de uma vida inteira que aproxima os personagens e coloca em xeque os valores humanos, as expectativas sobre a vida, a morte, os amores, a política, as verdades e mentiras sobre a guerra.

A trama discute o choque de princípios frente os desafios da vida e do viver ou morrer; do cumprimento de uma ordem à necessidade de sobrevivência; do real sentido de se utilizar da força física para fazer valer o argumento; do infindável debate sobre a dignidade da vida humana!

São apenas “5 segundos” e uma sentença de morte! Quem sucumbe? Rui, Albert ou ambos? Vale a pena conhecer essa história cheia de surpresas, reflexões e uma sensível atuação de Felipe Mago (novela “Sol Nascente”, Rede Globo, 2017), Felipe Velozo (filme “Marighella”, 2019; série “Os Irmãos Freitas”, 2019; e “Barrela”, 2017) e Marília Carvalho (“Ativistas da Paz”, 2015), que também assina a produção do espetáculo. O texto é do Professor, Historiador e Dramaturgo Ricardo Carvalho.

O desafio de dilatar o tempo, transformar uma cena de “5 segundos” em um espetáculo de 50 minutos, que pôde ir além da representação de quase seis anos de batalhas e mais de 70 milhões de mortos na Segunda Guerra Mundial, reuniu, mais uma vez, os diretores Ricardo Carvalho e Alan Miranda (SMS – Saga da Memória Soteropolitana, 2012). Daniel Arcades (Prêmio Braskem 2016 com o texto de “Rebola”) também assina a direção do espetáculo. Daniel e Alan reeditam a parceria de sucesso no texto de “De um tudo”, 2017.

Leia também:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp