Cultura

BNews Novembro Negro: Exposição traz depoimentos de grandes mulheres sobre racismo e empoderamento

Divulgação
Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 18/11/2021, às 19h56   Lucas Pacheco


FacebookTwitterWhatsApp

Começou nesta quinta-feira (18), no Salvador Shopping e no Salvador Norte Shopping, a exposição ‘Projeto Existências – Sejamos Voz, Escuta e Coragem’, que traz ao público depoimentos de 10 grandes mulheres negras que contam suas identidades, o enfrentamento ao racismo e a construção do empoderamento como mulher negra.

Segundo Walter Pinto, um dos idealizadores do projeto, foram convidadas mulheres negras de diversas idades, origens, formações, atuações profissionais e sociais, para compartilharem um pouco das suas vivências e experiências desde a infância. “Tivemos mulheres idosas, jovens, do axé, trans, profissionais com diversas formações, uma diversidade de narrativas”, comentou.

Rodrigo Bertoldo, outro idealizador, apontou que “o intuito foi dar voz e visibilidade a essas mulheres. Para além do novembro negro, o Projeto Existências ele nasceu com esse objetivo de dar visibilidade, fazer com que os corpos negros, as mulheres negras, ocupem lugares onde suas histórias sejam disseminadas. Nosso intuito foi exatamente esse. A exposição, além dos totens com as falas das entrevistas, conta também com 04 episódios que narram sobre a ancestralidade, a identidade, além das gerações e da construção da mulher preta, da mulher negra”. 

Salvador Shopping

Salvador Shopping

Salvador Norte Shopping

A meteorologista Lathara Ferreira, 26 anos, é uma das mulheres que deporam para exposição. Ao BNews, ela afirmou que, no início, quando foi convidada para participar do projeto, não tinha noção do tamanho e da importância. “Recebi o convite de e não sabia muito bem sobre o que era, mas topei. Depois vi o tamanho da responsabilidade, dar um depoimento entre outros de mulheres que são enormes potências. Tudo que senti foi uma honra e gratidão enorme de estar entre elas”.

A exposição ‘Existências’, com fotografias e vídeos, está aberta à visitação no Salvador Shopping, piso L2 próximo à Centauro, até o dia 30 de novembro, e no Salvador Norte Shopping, também piso L2, próximo a C&A, até o dia 24 de novembro.

Leia também:

BNews Novembro Negro: Combate ao racismo estrutural é o principal desafio para a população negra no mercado de trabalho

BNews Novembro Negro: Especialistas explicam a diferença entre Racismo e Injúria Racial

STF decide que crime de injúria racial não prescreve

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp