Cultura

Cerimônia de posse de Maria Bethânia na Academia de Letras da Bahia tem data definida

Reprodução / Instagram
Posse de Maria Bethânia acontece no início do mês de maio, quase dois anos após eleição na Academia de Letras da Bahia  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Instagram
Tiago Di Araújo

por Tiago Di Araújo

[email protected]

Publicado em 25/04/2023, às 07h49


FacebookTwitterWhatsApp

Quase dois anos após ser eleita como nova imortal da Academia de Letras da Bahia (ALB), Maria Bethânia tomará posse da cadeira, no próximo dia 3 de maio. A cerimônia será realizada no Palacete Góes Calmon, em Salvador, às 19h. Ela vai ocupar a Cadeira 18 – cujo patrono é o advogado Zacarias de Góes e Vasconcelos.

Quinta titular da cadeira, que foi ocupada pelo historiador, ensaísta e professor Waldir Freitas Oliveira, que morreu em junho de 2021, aos 92 anos, a cantora foi escolhida por ser "uma defensora das letras", e "divulgar em seus espetáculos as obras de nomes como Fernando Pessoa, Clarice Lispector, Sophia de Mello Breyner Andresen, Guimarães Rosa entre outros".

Entre as poucas composições de Bethânia estão "Trampolim", "Luz da Noite", "Pássaro Proibido" e "Caras e Bocas", todas em parceria com o irmão Caetano Veloso; além de "Carta de Amor", com Paulo César Pinheiro e outras duas composições com Rosinha de Valença, Cana Caiana e Reino Antigo.

A posse chegou a ser marcada inicialmente para o final do ano passado, mas foi adiada. A cerimônia ocorreria no dia 4 de dezembro, data em que é celebrado o Dia de Santa Bárbara. O motivo escolhido era porque, no sincretismo religioso, santa católica representa Iansã, orixá de cabeça da cantora, no Candomblé.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp