Cultura

Com cara nova, Mercado Modelo deve reabrir este mês; saiba detalhes

Imagem que integra a exposição 'Lágrimas' que estará no Mercado Modelo - Divulgação
Uma galeria de arte com peças dos artistas baianos Rubem Valentim, Mario Cravo Jr. e Vinícius S.A estará no local  |   Bnews - Divulgação Imagem que integra a exposição 'Lágrimas' que estará no Mercado Modelo - Divulgação

Publicado em 11/12/2023, às 10h31 - Atualizado às 10h40   Cadastrado por Emilly Giffone


FacebookTwitterWhatsApp

Com previsão de entrega em dezembro, o Mercado Modelo, que recentemente passou por requalificação, contará com a “Galeria Mercado”. O espaço vai abordar a história do edifício, tombado pelo IPHAN. Além disso, uma galeria de arte com peças dos artistas baianos Rubem Valentim, Mario Cravo Jr. e Vinícius S.A.

O projeto pretende destacar personagens da história , como Camafeu de Oxóssi, Mãe Menininha do Gantois e Mestre Caiçara. O secretário Municipal de Cultura e Turismo, Pedro Tourinho, afirmou que o subsolo do Mercado Modelo sempre chamou sua atenção.

“Nós vamos potencializar esse sentimento, qualificando o espaço, fazendo dele também uma galeria, com conteúdo sobre a história do mercado e obras de artes de artistas importantes da cidade, como Rubem Valentim, Mario Cravo Jr. e Vinicius S/A. Não será só um novo ponto turístico na cidade como temos certeza,  também de que será um dos mais visitados”, destacou.

As obras no Mercado Modelo foram divididas em duas etapas: a primeira, concluída em maio deste ano, revitalizou metade das lojas existentes no mercado e o restaurante tradicional Maria de São Pedro. Para dezembro, a segunda etapa inclui a entrega dos outros 50% das lojas, a reforma do restaurante Camafeu de Oxóssi e a reabertura do subsolo, fechado há mais de 10 anos, com a Galeria Mercado. As obras estão sendo realizadas pelas secretarias Municipais de Ordem Pública (Semop) e de Infraestrutura (Seinfra). 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp