Cultura

Senado aprova marco regulatório do Sistema Nacional de Cultura

Lula Marques/Agência Brasil
Projeto de lei que prevê o Sistema Nacional de Cultura segue para sanção presidencial  |   Bnews - Divulgação Lula Marques/Agência Brasil

Publicado em 07/03/2024, às 17h14   Cadastrado por Marco Dias


FacebookTwitterWhatsApp

O Senado Federal aprovou na última quarta-feira (6) o projeto de lei que cria o marco regulatório do Sistema Nacional de Cultura (SNC). O projeto, de autoria do ex-deputado Chico D’Angelo (PT-RJ), foi relatado pelo senador Humberto Costa (PT-PE) e agora segue para sanção presidencial.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

O objetivo do marco regulatório é garantir os direitos culturais e promover a colaboração entre os entes federativos para a gestão conjunta das políticas públicas de cultura. O texto reconhece a diversidade das expressões culturais e busca universalizar o acesso aos bens e serviços culturais.

A maioria dos senadores presentes na sessão manifestou apoio ao projeto. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, acompanhou a votação do projeto no Plenário.

Delegados culturais de unidades da Federação e artistas também estiveram presentes nas galerias do Senado.O líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), foi o único a votar contra o projeto. Ele alegou que o projeto é centralizador e dirigista.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp